Economista explica benefícios e desvantagens do PIX
Na coluna Seu Dinheiro, Paulo Henrique Corrêa explica como será o funcionamento do sistema
O novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central (BC) em julho foi lançado oficialmente na última segunda-feira (05) em todo o Brasil. O PIX vai substituir as transações pelo procedimento de TED e DOC, tendo como principal vantagem a agilidade na transferência do dinheiro, que passará a ocorrer instantaneamente.
Na coluna Seu Dinheiro desta terça-feira (06), na BandNews FM Espírito Santo, o especialista em mercado financeiro Paulo Henrique Corrêa explica como será o funcionamento do sistema e detalha os benefícios e as desvantagens de aderir ao modelo de pagamento.
O governo criou o PIX com algum objetivo. Qual a vantagem desse tipo de transação para o governo?
Hoje o governo depende dos bancos passarem informações ao banco central sobre a movimentação financeira dos clientes. Com o pix quem fará as transferências será o governo. É mais uma maneira do governo meter o nariz em nossas vidas e querer controlar tudo o que fazemos. Eu concordaria com o sistema se o governo não metesse o nariz na minha vida MAIS UMA VEZ.
Não me preocupo em expor minhas transações. Mas me preocupo com a falta de capacidade do nosso governo em tudo que faz.
Achei ótimo o PIX
Quem não deve não tem nada a temer.
Achei interessante a proposta e as vantagens do pix, mas fico pensando nos relatos de assaltos que já vem acontecendo, quando a vítima é coajida a passar os cartões de débito e crédito na máquina do bandido, agora acredito que vai ficar mais fácil para os assaltantes, basta apontar uma arma para a vitima é coajila a fazer um pix para o assaltante, lendo apenas um qrcode.
E todo o seu dinheiro vai embora em um pix.