Eco101 libera mais 2km de pista duplicada da BR-101 em Vila Velha - ES360

Eco101 libera mais 2km de pista duplicada da BR-101 em Vila Velha

Até agora, a concessionária entregou duplicados os trechos de Viana a Guarapari (25,7 quilômetros), Anchieta (2,5 quilômetros), Ibiraçu (4,5 quilômetros), João Neiva (2,5 quilômetros) e o Contorno de Iconha (7,8 quilômetros)

Novo trecho duplicado na BR-101 Sul. Foto: Eco101/Divulgação

A Eco101 libera para o tráfego nesta sexta-feira (12) aproximadamente dois quilômetros de duplicação na BR-101, que fazem parte das obras nos municípios de Viana, Vila Velha e Guarapari. O novo trecho fica entre os quilômetros 311 e 312,7, localizados no município de Vila Velha, e conta com a implantação de um retorno em nível na altura do km 311. Somados aos 24 quilômetros entregues em setembro, totalizam 25,7 quilômetros de pistas duplicadas neste trecho, que compreende 30 quilômetros, sendo que os demais 4,3 quilômetros serão liberados ainda neste semestre.

Até agora, a concessionária entregou duplicados os trechos de Viana a Guarapari (25,7 quilômetros), Anchieta (2,5 quilômetros), Ibiraçu (4,5 quilômetros), João Neiva (2,5 quilômetros), e o Contorno de Iconha (7,8 quilômetros). As intervenções contam com investimentos na ordem de R$ 150 milhões e geraram, em média, 400 novos postos de trabalho, diretos e indiretos.

Toda a extensão do trecho conta com pista duplicada para cada sentido, separadas por canteiro central ou barreira de segurança de concreto. Durante os serviços, foram realizadas readequações da geometria da via para garantir mais segurança viária.

De acordo com o diretor-superintendente da Eco101, Carlos Eduardo Xisto, a duplicação neste trecho contou com um grande desafio que é a questão da heterogeneidade geológica da região. “Nestes 30 km, cerca de quatro trechos precisaram receber soluções específicas e foram realizadas em ritmo controlado para que se efetivasse a estabilização do solo”, explicou Xisto.

Obras de duplicação

As equipes continuam trabalhando nos 4,3 quilômetros restantes entre Viana e Guarapari, que serão liberados para o tráfego ainda neste semestre, totalizando os 30 quilômetros previstos.

Além deste trecho, a concessionária está realizando as obras de duplicação de 22 quilômetros entre Guarapari e Anchieta, obra essa que contará com investimentos na ordem de R$ 122 milhões. Também serão construídos dois viadutos e quatro pontes ao longo do trecho, que serão entregues até o final de 2022, já com liberações de pequenos trechos previstas ainda para 2021.

Já no Norte, as obras de restauração da pista existente serão iniciadas em março nos segmentos entre Mucuri (BA) à Conceição da Barra (ES), no segundo semestre de 2021 inicia-se também o segmento entre Conceição da Barra e Aracruz.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dinheiro

Entrega da declaração do IR começa nesta segunda

Dinheiro

Preço de matérias-primas sobe e traz oportunidades ao Brasil

Bem-estar

"O ES pode colapsar junto", afirma secretário de Saúde

Política

Em debate no país, nepotismo afeta eficiência da gestão