"É possível que novas variações do coronavírus estejam circulando no ES", diz secretário de Saúde - ES360

“É possível que novas variações do coronavírus estejam circulando no ES”, diz secretário de Saúde

Fiocruz ainda não identificou amostra com mutação vinda do Espírito Santo, mas Nésio Fernandes acredita que variações do vírus podem ter provocado segunda fase da doença do estado

Apesar de não ter identificado até agora nenhuma nova cepa circulante do novo coronavírus no Espírito Santo, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, acredita que é possível que novas mutações já estejam circulando no estado e, segundo ele, isso deve se confirmar ao longo de 2021.

Para Nésio, a presença de variações do vírus pode ter contribuído para o aumento do número de casos e internações nos últimos meses, considerada a segunda fase da doença no Espírito Santo nos territórios que tiveram uma primeira onda muito bem definida. “O Espírito Santo não é uma ilha. Temos circulação de pessoas via terrestre, aérea. Acredito que é possível que novas variações estejam presentes em solo capixaba”, diz.

O subsecretário de Vigilância em saúde explicou que o estado aumentou o número de pontos de coletas de material que podem identificar a circulação viral durante a pandemia. Luiz Carlos Reblin detalha que o estado compõe uma rede de coleta de material de doença respiratória – nariz e garganta – há muitos anos e envia o material para a referência que é a Fiocruz, no Rio de Janeiro. Esse material, por exemplo, serve para auxiliar na confecção anual da vacina da gripe. “E nesse momento de pandemia, isso ajuda a identificar o vírus predominante em circulação. Antes havia dois pontos de coleta e o número aumentou para 12. O material é encaminhado periodicamente para a Fiocruz, que faz todos os exames necesssários para identificação de um vírus. E a entidade não passou nenhuma informação sobre vírus em mutação da covid no Espírito Santo”, disse Reblin.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES recebe neste domingo 35,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

Dia a dia

VÍDEO: enfermeira do ES debocha da vacina nas redes socias

Dia a dia

ES registra 24 mortes e 858 novos casos de covid-19 em 24h

País

Começa a distribuição das doses de vacina AstraZeneca/Oxford para Estados