É hora de planejar o intercâmbio - ES360

É hora de planejar o intercâmbio

Feira Internacional de Intercâmbio e Cursos no Exterior acontece neste sábado. Entrada é gratuita e inclui palestras e sorteios de bolsas

Ter experiência de estudo e trabalho fora do Brasil é um dos principais desejos de estudantes de todo o país. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) mostra que o número de estudantes que viajou para fazer cursos fora do Brasil aumentou 20,4% em 2018, em comparação com o ano anterior.

Mas para onde ir? Como escolher entre tantas opções de cursos? Essas e outras perguntas serão respondidas durante a Feira Internacional de Intercâmbio e Cursos no Exterior, que acontece neste sábado (19), no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia. O evento é gratuito e organizado pela agência World Study, que está comemorando 20 anos de atuação no estado.

“Vamos reunir representantes de 35 instituições internacionais, de 20 países, dos cinco continentes do mundo. Além disso, cinco bolsas de estudos, na França, Austrália, Canadá e África do Sul, serão sorteadas para os visitantes da feira”, explica Maria Clara Dável, diretora da World Study Vitória e organizadora do evento.

As palestras vão abordar os seguintes temas: “Como migrar para o Canadá através dos estudos”; “Alemanha: estudos e mercado de trabalho”; “High School: Na Austrália e Nova Zelândia” e “Estudo e trabalho na Austrália”.

Durante a feira, os visitantes vão conferir mais de mil opções de cursos de idiomas, High School (ensino médio no exterior), estudo e trabalho, graduação, pós-graduação, especialização e MBA, trabalho voluntário, programa de férias para adolescentes, bolsas de estudos para atletas e até cursos de inglês para famílias com crianças.

“Hoje, há opções de intercâmbio para todos os perfis e idades. No Canadá e na Austrália, por exemplo, já existem cursos para quem deseja desenvolver as habilidades necessárias para atuar em uma startup. Também há chances para quem quer empreender e instalar esse tipo de negócio por lá”, acrescenta Maria Clara.

Também existem programas para a área de hotelaria e inglês para business, voltados para profissionais de todas as áreas.

Mas, se o sonho é fazer o ensino médio (High School) fora do Brasil e, em seguida, ser aceito em uma universidade, não faltam opções nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e em vários países da Europa.

De acordo com a diretora da World Study, qualquer que seja a experiência desejada, o importante é pesquisar. “Esse contato direto com as instituições, durante a feira, ajuda muito. Às vezes, a pessoa descobre que fazer um intercâmbio é mais fácil do que imaginava. Ou então, quem não possui condições financeiras no momento, fica sabendo como se planejar.”

Programas personalizados para todos os públicos

O número de adultos fazendo intercâmbio aumenta a cada dia. Tanto que as agências já contam com programas personalizados para esse público.

As opções combinam aulas em escolas de idiomas e atividades como visitação de museus e galerias de arte, tours por pontos turísticos, aulas de culinária, visitas a vinícolas, prática de esportes e muito mais.

Um exemplo de que sempre é tempo de realizar o desejo de fazer um intercâmbio é o produtora de eventos Luciana Almeida, 54 anos, que se prepara para passar quatro meses aperfeiçoando o inglês na Inglaterra.

Luciana Almeida se prepara para uma temporada na Inglaterra. Foto: Chico Guedes
Luciana Almeida se prepara para uma temporada na Inglaterra. Foto: Chico Guedes

“Sempre tive vontade, mas fui adiando o sonho e só fiz meu primeiro intercâmbio aos 51 anos, quando já era avó. Foi uma experiência muito enriquecedora. Nas minhas três viagens, fiz amigos com quem tenho contato até hoje. O adulto tem autonomia e maturidade para aproveitar bem as oportunidades que surgem”, conta.

Assim como muitos adultos, Luciana escolheu agora um programa em que vai estudar e ter tempo livre para trabalhar e explorar a cidade. “Como trabalho com desenvolvimento pessoal e mentoria online de prosperidade pessoal, tenho a facilidade de continuar atendendo meus clientes durante o intercâmbio”, completa.

Feira Internacional de Intercâmbio e Cursos no Exterior

Data: 19 de Outubro (amanhã);
Horário: 14 às 19 horas;
Local: Centro de Convenções de Vitória;
Inscrições: Através do link. Entrada gratuita;
Mais informações: No site da Feira.

Mais notícias
País

Tribunal aceita denúncia e afasta governador de Santa Catarina

Dia a dia

Coleta seletiva na Grande Vitória tem média bem abaixo da registrada no país

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo registra 7 mortes e 505 casos em 24 horas

País

PCC movimentou R$ 1,2 bilhão com tráfico de drogas