Drones vão flagrar rotas de veículos "fujões" de blitze no Espírito Santo - ES360

Drones vão flagrar rotas de veículos “fujões” de blitze no Espírito Santo

Durante o Carnaval, 1,2 mil militares vão atuar diariamente em todo o estado

Operação Verão: PM vai monitorar praias capixabas com 22 drones e 1,4 mil policiais. Foto: Pixabay
Drones vão flagrar rotas de veículos “fujões” de blitze da Lei Seca durante o Carnaval. Foto: Pixabay

 

Nove drones vão ajudar a PM (Polícia Militar) a identificar rotas de fugas de veículos durante a realização de blitze na saída de eventos do Carnaval. É a primeira vez que esse tipo de fiscalização será feita. O objetivo é evitar que os motoristas fujam das blitze de Lei Seca por rotas alternativas e, a partir das informações dos drones, permitir que eles sejam abordados em seguida. A medida é uma das ações da Operação Carnaval, que começa na tarde desta sexta-feira (21) e segue até as 8h de quarta-feira (26).

Outros nove drones, já utilizados pela PM, vão fiscalizar comunidades onde normalmente ocorrem bailes irregulares, além de outras atividades não ligadas ao trânsito.

> Vitória: trecho da Beira-Mar interditado a partir desta sexta-feira

Durante o Carnaval, 1,2 mil militares vão atuar diariamente em todo o estado — um efetivo de até 500 homens a mais por dia. O número inclui o efetivo administrativo, alunos do curso de habilitação de sargento e tropas especiais, como a cavalaria. Também serão usadas 420 viaturas nos dias de folia.

Além dos drones, as blitze do Batalhão de Trânsito vão contar com o auxílio de 105 bafômetros passivos, que permitem identificar, dentro do veículo, a presença de álcool. “Ele é colocado dentro do veículo e é capaz de acusar a presença de álcool no ar. Isso agiliza o procedimento de abordagem. Se não há álcool no ambiente, o motorista é liberado. Se é detectado, o motorista faz o teste do bafômetro ordinário, que é o que comprova a infração”, explica comandante-geral da PM, coronel Márcio Sartório.

Reforço de guarda-vidas

Com foco no litoral, o Corpo de Bombeiros vai destinar parte do efetivo para reforçar a segurança dos banhistas. Ao todo, 350 homens vão atuar no estado, sendo 150 em conjunto com guarda-vidas nos municípios do litoral. São alunos dos cursos de formação de soldados e de habilitação de sargentos do Corpo de Bombeiros que já passaram por treinamento de salvamento aquático.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, em algumas praias eles poderão atuar em postos específicos. Em outros locais, vão reforçar os postos já existentes.

> Grande Vitória: Reforço em linhas de ônibus para o Carnaval

Nas cidades do litoral, também haverá reforço da atuação da Polícia Civil. As delegacias regionais de Conceição da Barra, Piúma e Jacaraípe, na Serra, vão funcionar 24 horas. E outras delegacias que já funcionam 24 horas, como de Itapemirim, São Mateus, Linhares e Alegre, receberão reforço de pessoal. No total, de 350 a 400 policiais civis vão atuar no atendimento a ocorrências.

Nesta quinta-feira à noite, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) deu início à Operação Carnaval nas rodovias federais que cortam o estado. A operação vai até quarta-feira. Haverá reforço no policiamento e na fiscalização, inclusive com agentes de outros estados e dos que atuam na área administrativa.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Há um ano, covid-19 era identificada no Espírito Santo

Dia a dia

Governo do ES abre mais de 10 leitos de UTI em Vitória

Dia a dia

Mapa de Risco: Apenas Ibatiba está em risco alto no Espírito Santo

Dinheiro

Motoristas questionam cobrança de imposto do diesel em nota fiscal