Donos de escolas estão bravos: queriam volta das aulas em setembro - ES360

Donos de escolas estão bravos: queriam volta das aulas em setembro

O anúncio feito pelo governador Renato Casagrande de retorno das aulas só para as faculdades e universidades frustrou os donos de escolas particulares. Eles dizem estar prontos para o retorno das atividades presenciais em setembro, no caso do ensino médio, cursos técnicos e preparatórios. O principal argumento: não há grande diferença no comportamento dos alunos desses cursos e o dos estudantes do primeiro ano das faculdades, por exemplo. Estão numa mesma faixa etária. “Todas as escolas estão no ajuste final dos protocolos e estavam preparadas para voltar em setembro. Obviamente o pronunciamento do governador não era o que estávamos esperando”, diz Geraldo Diório, superintendente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe). No pronunciamento, o governador deixou claro: o retorno das aulas não ocorrerá em setembro.

Tudo pronto e preparado

As faculdades estavam na expectativa de retomada das atividades já em agosto. “Todos os protocolos anunciados pelo governo já foram adotados. Está tudo pronto. Esperávamos voltar neste mês”, diz Diório.

Números favoráveis

Para o Sinepe, o retorno gradual, com revezamento e cuidados para evitar a aglomeração já deveria ocorrer porque os números anunciados pelo governo, em relação à pandemia, já estão num nível bastante seguro. “Pelo que foi dito, para a retomada, nós deveríamos ter um índice de ocupação de UTI abaixo de 70% (está em 59,58%), o RT (índice de retransmissão da doença) deveria estar abaixo de 1, e pela nossa informação está em 0,64. Ou seja, todos os indicativos apontados pelo governo já foram cumpridos. Por isso esperávamos o retorno em agosto”, diz Diório.

Novas negociações

Segundo o Sinepe, havia uma reunião prevista para esta sexta-feira, dia 28, para novas negociações. Pelas palavras de Casagrande na quarta-feira, a frustração vai se manter.

Expectativa x realidade

No final da tarde de ontem, o governo conseguiu derrubar no Tribunal de Justiça a lei promulgada pela Câmara de Vitória, na terça-feira, que ampliava o horário de funcionamento do comércio, bares, restaurantes etc. À noite, bares e restaurantes estavam funcionando em vários locais de Vitória, como se não houvesse pandemia. E nem regra do governo estadual proibindo suas atividades…

Prefeito criticado

Em grupo de WhatsApp de donos de bares e restaurantes, a atuação do prefeito de Vitória nesse episódio tem sido bastante criticada. Como se sabe, o Executivo lavou as mãos: não sancionou e nem vetou o projeto. Para os donos de bares, o prefeito agiu só de olho nas eleições.

Jogando em todas

O Pastor Everaldo (PSC) surgiu para o país na campanha presidencial de 2014. Acabou acusado de receber propina para favorecer Aécio Neves (PSDB) nos debates eleitorais. Sua aproximação com Jair Bolsonaro, hoje desfeita, chegou ao ponto de ele ter batizado o então deputado nas águas do Rio Jordão. Mais tarde, se aproximou de Wilson e se tornou homem forte do governador do Rio. Hoje é alvo de mandado de prisão, no mesmo dia de afastamento de Witzel do cargo de governador do Rio.

A afirmação

“A China será dona de nosso país se Joe Biden se eleger. Diferentemente dele, eu vou fazê-la completamente responsável pela tragédia que causaram.”
(Presidente Donald Trump, no lançamento oficial de sua candidatura pelo Partido Republicano)

A imagem

O roteiro da live do presidente Jair Bolsonaro dessa quinta-feira, dia 27, incluía, como sétimo item, “Botar um ponto final na questão envolvendo Queiroz e a Primeira Dama”. Ainda não se sabe o motivo, mas o assunto não foi abordado.

Antonio Carlos tem 32 anos de jornalismo. E um tempo bem maior no acompanhamento das notícias. Já viu muitos acontecimentos espantosos. Mas sempre se sente surpreendido por novos fatos, porque o inesperado é a maior qualidade das coberturas jornalísticas. E também da vida...

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas