Dicas para perceber a chegada do temporal na praia - ES360

Dicas para perceber a chegada do temporal na praia

O verão é a estação em que estas nuvens se formam em maior quantidade porque é nesta época que temos o ar mais quente e úmido

Chuva; mau tempo; tempestade. Foto: Chico Guedes
Chuva; mau tempo; tempestade. Foto: Chico Guedes

 

Temporais no litoral com chuva intensa, ventania e raios podem ocorrer em qualquer época do ano. Mas a combinação de férias, ano novo, calor e sol forte elevam o nível de risco de problemas causados por raios nas áreas litorâneas.

Calor e nuvens de temporal

O Climatempo alerta que dias quentes e úmidos são os ideais para a formação das nuvens do tipo cumulonimbus, que são as nuvens que geram os raios, muitas vezes com chuva intensa e ventania.

O verão é a estação em que estas nuvens se formam em maior quantidade porque é nesta época que temos o ar mais quente e úmido, na maior parte do Brasil.

As nuvens cumulonimbus podem se formar mesmo sem ter uma frente fria por perto. O calor e a umidade do ar elevada são os principais ingredientes para a formação destas nuvens.

Litoral

A proximidade das praias com as montanhas é um dos fatos que ajudam a formar as cumulonumbus no Sudeste. Outro fator é que é mais comum a formação ou passagem de centros de baixa pressão atmosféricas próximos do litoral do Sul e do Sudeste do Brasil do que do Nordeste ou do Norte, isso facilita a formação das nuvens.

No litoral do Sul e do Sudeste, as nuvens Cb podem vir do mar para praia ou do interior do continente para a praia.

Ainda de acordo com o Climatempo, as praias do Sul e do Sudeste sentem mais o impacto do ar frio polar que vem com as frentes frias com o ar quente que já está sobre um lugar; o choque térmico também facilita a formação das nuvens.

Com informações do Climatempo

Mais notícias
Esportes

Para Colômbia, é ‘improvável’ receber voo da Seleção Brasileira

Política

Cartório 'censura' escritura da mansão de Flávio Bolsonaro

Dia a dia

Governo do ES abre mais de 10 leitos de UTI em Vitória

País

Maioria dos bares respeita restrição no Rio