Dicas para manter a pele e o cabelo saudáveis no verão
A dermatologista Thaiz Rigoni ensina a aproveitar a estação com saúde e ainda manter um bronzeado

Verão, praia e sol. Muito sol! É nessa época que aumentam as atividades ao ar livre. E os cuidados com a pele devem ser redobrados. O sol e a desidratação podem provocar doenças, manchas e aumentar o risco de câncer de pele. A dermatologista Thaiz Rigoni dá dicas valiosas de como aproveitar a estação com saúde e ainda manter o bronzeado:
1 – Filtro solar
O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar no corpo e no rosto, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Nesse caos, o ideal é passar de manhã e na hora do almoço. Em caso de exposição prolongada ao sol, é recomendado o uso do produto a cada 2 horas.
2 – Horário
Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas, deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde. Deve-se optar por ficar embaixo do guarda-sol, por exemplo, evitando insolação e queimaduras.
3 – Bronzeado
Quem deseja ficar bronzeada sem prejudicar a pele também deve fazer uso do filtro solar. O bronzeado da pele significa uma reação a agressão solar sofrida. Ou seja, nenhum bronzeador é recomendado por médicos. O ideal é usar o filtro.

4 – Hidratante
As temperaturas mais altas exigem hidratação redobrada. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos. Todos os dias, após o banho, é recomendado aplicar um bom hidratante para manter a pele saudável.
5 – Lábios
A exposição ao sol pede também cuidado com os lábios. É recomendado o uso de protetor labial, principalmente para quem tem Herpes, ajuda a prevenir as crises.
6 – Queimaduras
Frutas cítricas como limão, caju, laranja e manga em contato com a pele e expostas ao sol, podem causar queimaduras e deixar manchas por longo período chamado “Fitofotodermatose”.
7 – Depilação
A cera quente é um dos métodos mais comuns quando se fala de depilação. A região depilada fica muito sensível, afinal, durante o processo é retirada uma fina camada superficial da pele. Não é recomendada a exposição ao sol no mesmo dia do procedimento, pois pode manchar a região.
8 – Cuidado com pés
Os pés devem ter cuidados redobrados. Animais transitam pela praia, isso pode aumentar os riscos de doenças como micose e bicho geográfico. O recomendado é usar chinelo ao andar na areia e evitar levar animais para a praia.
9 – Procedimentos estéticos
Nesta estação não são recomendados tratamentos muito agressivos à pele e nem o uso de ácidos fortes. Mas há vários tratamentos de pele apropriados para o verão, basta ter acompanhamento médico.
Roupas e alimentação
O ideal é usar roupas leves e claras. Uma alimentação saudável com frutas também é uma boa pedida para a estação mais quente do ano.