Dicas para manter a pele e o cabelo saudáveis no verão - ES360

Dicas para manter a pele e o cabelo saudáveis no verão

A dermatologista Thaiz Rigoni ensina a aproveitar a estação com saúde e ainda manter um bronzeado

barra Verão360

Cuidados com a pele no verão. Foto: Pixabay
A pele precisa de cuidado especial durante exposição prolongada ao sol. Foto: Pixabay

 

Verão, praia e sol. Muito sol! É nessa época que aumentam as atividades ao ar livre. E os cuidados com a pele devem ser redobrados. O sol e a desidratação podem provocar doenças, manchas e aumentar o risco de câncer de pele. A dermatologista Thaiz Rigoni dá dicas valiosas de como aproveitar a estação com saúde e ainda manter o bronzeado:

1 – Filtro solar

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar no corpo e no rosto, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Nesse caos, o ideal é passar de manhã e na hora do almoço. Em caso de exposição prolongada ao sol, é recomendado o uso do produto a cada 2 horas.

2 – Horário

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas, deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde. Deve-se optar por ficar embaixo do guarda-sol, por exemplo, evitando insolação e queimaduras.

3 – Bronzeado

Quem deseja ficar bronzeada sem prejudicar a pele também deve fazer uso do filtro solar. O bronzeado da pele significa uma reação a agressão solar sofrida. Ou seja, nenhum bronzeador é recomendado por médicos. O ideal é usar o filtro.

Cuidados com a pele no verão. Foto: Pixabay
Hidratar a pele é importante após exposição ao sol. Foto: Pixabay

 

4 – Hidratante

As temperaturas mais altas exigem hidratação redobrada. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos. Todos os dias, após o banho, é recomendado aplicar um bom hidratante para manter a pele saudável.

5 – Lábios

A exposição ao sol pede também cuidado com os lábios. É recomendado o uso de protetor labial, principalmente para quem tem Herpes, ajuda a prevenir as crises.

6 – Queimaduras

Frutas cítricas como limão, caju, laranja e manga em contato com a pele e expostas ao sol, podem causar queimaduras e deixar manchas por longo período chamado “Fitofotodermatose”.

7 – Depilação

A cera quente é um dos métodos mais comuns quando se fala de depilação. A região depilada fica muito sensível, afinal, durante o processo é retirada uma fina camada superficial da pele. Não é recomendada a exposição ao sol no mesmo dia do procedimento, pois pode manchar a região.

8 – Cuidado com pés

Os pés devem ter cuidados redobrados. Animais transitam pela praia, isso pode aumentar os riscos de doenças como micose e bicho geográfico. O recomendado é usar chinelo ao andar na areia e evitar levar animais para a praia.

9 – Procedimentos estéticos

Nesta estação não são recomendados tratamentos muito agressivos à pele e nem o uso de ácidos fortes. Mas há vários tratamentos de pele apropriados para o verão, basta ter acompanhamento médico.

Roupas e alimentação

O ideal é usar roupas leves e claras. Uma alimentação saudável com frutas também é uma boa pedida para a estação mais quente do ano.

Mais notícias
Dia a dia

ES registra 9 óbitos e 1.089 casos de covid-19 em 24h

Dia a dia

hacker preso no ES pela PF paga fiança e é solto

Tec

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência