Dia D de vacinação contra a poliomielite e multivacinação acontece neste sábado - ES360

Dia D de vacinação contra a poliomielite e multivacinação acontece neste sábado

As campanhas têm como objetivo a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil e a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis

EUA contratam Sanofi e GSK para produção de 100 milhões de doses de vacina. Foto: Angelo Esslinger/Pixabay
Vacina. Foto: Angelo Esslinger/Pixabay

 

O Dia D de mobilização nacional para as campanhas de vacinação contra a poliomielite, acontece neste sábado (17) em todo o Espírito Santo, para crianças de um ano a menores de cinco anos de idade – mesmo as já vacinadas anteriormente –, e de multivacinação, para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde, Danielle Grillo, o Dia D visa a ampliar o acesso da população aos serviços de vacinação. “É uma facilidade para as pessoas que não podem ir às unidades durante a semana”, explicou.

As campanhas, que iniciaram desde o último dia 5 de outubro, têm como objetivo a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil, a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

A coordenadora ainda ressaltou a importância de a população procurar os serviços de vacinação, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. “A vacina é de extrema importância para mantermos as crianças e adolescentes protegidos. É importante esclarecer aos pais e responsáveis que os serviços de vacinação estão orientados quanto às medidas de prevenção contra a covid-19, e que é imprescindível a adesão à campanha para garantirmos altas e homogêneas coberturas vacinais”.

Para a vacinação contra a poliomielite, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%, com estimativa de imunizar pelo menos 194.056 das 204.269 crianças do Espírito Santo. Já para a multivacinação, o objetivo é imunizar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) de acordo com o calendário. A imunização ocorrerá nas 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado.

Dados Campanhas Poliomielite e de Multivacinação

A Secretaria de Estado da Saúde informou que até esta quarta-feira (14), foram vacinadas 18.819 crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a Poliomielite, com uma cobertura vacinal de 9,21%. Em relação à Campanha de Multivacinação, foram vacinadas 28.212 crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).

Vacinação indiscriminada contra o sarampo para adultos

A Campanha de Vacinação indiscriminada contra o sarampo para adultos de 20 a 49 anos vai até o próximo dia 30 de outubro. “É uma oportunidade aos pais e responsáveis, que forem levar as crianças para o Dia D, que também possam se vacinar contra o sarampo”, orientou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde, Danielle Grillo.

A coordenadora destacou que a vacina contra o sarampo deverá ser administrada na faixa etária preconizada (20 a 49 anos), independentemente da situação vacinal. “Mesmo que esses adultos tenham esquema completo de vacinação contra o sarampo devidamente comprovado no cartão de vacina, deverão receber uma dose adicional”, disse.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Eleições 2020

Aracruz tem empate técnico entre dr. Coutinho e Alcântaro

Mundo

Brasil vai produzir vacina russa em larga escala

País

Auditores entram com ação contra nomeação antecipada de amigo de Bolsonaro ao TCU

Cult

Heloísa Périssé apresenta em Vitória a peça “E foram quase felizes para sempre”