fbpx

Dia a dia

Terminal de Vila Velha amanhece com aglomerações

Autoridades de Saúde orientam a população a evitar aglomerações contra a disseminação do coronavírus. No Espírito Santo, já são 96 casos da doença

Publicado

em

Terminal de Vila Velha amanhece com aglomerações na manhã desta quarta-feira. Foto: Leitor

Terminal de Vila Velha amanhece com aglomerações na manhã desta quarta-feira. Foto: Leitor

Mesmo após o anúncio de que o sistema Transcol voltaria a funcionar com 100% da sua frota, o terminal de Vila Velha, no município canela-verde, amanheceu cheio na manhã desta quarta-feira (1). Passageiros afirmam que o sistema está circulando abaixo da sua capacidade total, o que teria sido confirmado por um funcionário da Ceturb (Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo) no próprio terminal. Autoridades de Saúde orientam a população a evitar aglomerações contra a disseminação do coronavírus.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Uma passageira que não quis ser identificada relatou filas e atrasos nos itinerários. “Ao questionar um fiscal da Ceturb, fui informada que a orientação da Companhia é para que os veículos funcionem em horários especiais, como aos sábados. Os ônibus que deixam o terminal saem lotados, é um absurdo expor a população dessa forma”, critica.

Confira a nota na íntegra da Ceturb

A Ceturb-ES informa que houve uma queda de 70% no número de passageiros do Sistema Transcol por conta do surto de coronavírus, mas para aumentar a segurança daqueles passageiros que precisam usar o transporte, como trabalhadores da saúde, da segurança pública, funcionários de farmácias, supermercados, postos de gasolina e demais serviços essenciais, a Companhia vem utilizando 100% da frota disponível, dentro da nova demanda, para operação nos horários de pico. Também vem efetuando o monitoramento presencial nos terminais e autorizando a realização de viagens extras, sempre que ocorrem acúmulos nas filas. Foi efetuada a marcação de distância segura entre passageiros nas filas, no piso de todos os terminais. Vale lembrar, que vários motoristas e cobradores que fazem parte do grupo de risco também estão em afastamento social. O quadro horário com as tabelas especiais, com datas partir do dia 25 de março, pode ser consultado no site, bem como a previsão de chegada nos pontos, por meio do aplicativo Ônibus GV, para que os passageiros se programem e evitem, assim, aglomerações desnecessárias nos terminais e pontos de parada. As equipes de Operação e de Planejamento da Ceturb-ES reavaliam diariamente a demanda para fazer os ajustes necessários que possibilitem aos veículos saírem dos terminais somente com passageiros sentados, dentro dos coletivos. A Ceturb-ES também reafirma a necessidade das pessoas permanecerem em casa, para que juntos possamos vencer a crise e para que a rotina de todos e a do transporte coletivo possa voltar ao normal“.

Espírito Santo registra 96 casos de coronavírus

O governador do estado, Renato Casagrande, publicou em suas redes sociais, na noite desta terça-feira (31), que o número de casos de coronavírus no Espírito Santo subiu para 96. Foram 11 testes positivos a mais que nesta segunda-feira (30): 1 em Alto Rio Novo, 1 em Guarapari, 2 em Cariacica, 4 em Vila Velha, 2 Vitória e 1 em Serra.

Nesta segunda-feira (30), dos casos confirmados, 13 pacientes já estão curados, 59 estão em isolamento residencial e 12 estão internados, sendo sete em UTI.