fbpx

Dia a dia

PF decide indiciar Bolsonaro por joias e cartão de vacinação

Além de Bolsonaro, foram indiciados seus auxiliares e aliados, incluindo os advogados Fabio Wajngarten e Frederico Wasseff, e o tenente-coronel Mauro Cid

Publicado

em

Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Correa/PR

PF vai indiciar Bolsonaro por joias e cartão de vacinação. Foto: Marcos Correa/PR

A Polícia Federal (PF) concluiu duas investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, indiciando-o em dois inquéritos distintos. O primeiro relaciona-se à venda ilegal de joias no exterior e o segundo ao esquema de falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19. Os resultados dos inquéritos serão enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 4 de julho, e posteriormente à Procuradoria-Geral da República (PGR). As informações são do portal Metrópoles.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Adicionalmente, Bolsonaro é suspeito de se beneficiar de fraudes em cartões de vacina em Duque de Caxias (RJ), sob a administração do então prefeito Washington Reis, e com apoio da Secretaria Municipal. Essas descobertas fazem parte da operação Venire, que agora entra em sua segunda fase, com mandados de busca e apreensão sendo cumpridos.

Além de Bolsonaro, foram indiciados seus auxiliares e aliados, incluindo os advogados Fabio Wajngarten e Frederico Wasseff, e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, que colaborou com as investigações por meio de um acordo de delação premiada. Cid é apontado como responsável por inserir informações falsas nos registros de vacinação de Bolsonaro e de sua filha.

Apesar dos indiciamentos, a PF não solicitou a prisão preventiva de Bolsonaro ou dos outros envolvidos. Em abril, o procurador-geral Paulo Gonet já havia solicitado que a PF aprofundasse suas investigações, culminando em novas diligências desde maio. Ao todo, 17 pessoas foram indiciadas por participação no esquema fraudulento.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui