fbpx

Dia a dia

Mais de 35 mil vão eleger novo prefeito no ES neste domingo

Após prefeito ter mandato cassado pelo TSE, eleitores de Itapemirim vão escolher entre três candidatos: Antônio da Rocha Sales (PP), Nilton César Soares Santos (PSDB) e José de Oliveira Lima (PDT)

Publicado

em

Centrão avança em grandes cidades e aumenta seu cacife. Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Centrão avança em grandes cidades e aumenta seu cacife. Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Mais de 35 mil eleitores de Itapemirim voltam às urnas neste domingo (05) para eleger novos prefeito e vice-prefeito da cidade. A eleição suplementar será realizada das 7h às 17h e estão aptos a votar todos os eleitores com inscrição regular, no município, até o dia 05 de janeiro de 2022.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As novas eleições serão realizadas depois que o mandato do prefeito eleito em 2020, Thiago Peçanha e seu vice, Nilton Santos, ambos do Republicanos, foram condenados por abuso de poder político, conduta vedada após distribuição gratuita de bens, nomeações e contratações exageradas de servidores comissionados e estagiários, e por veiculação de publicidade institucional em período vedado. A decisão final do Tribunal Superior Eleitoral ocorreu em março de 2022.

Os 35.456 eleitores da 22ª Zona Eleitoral em Itapemirim vão escolher entre três candidatos: Antônio da Rocha Sales (PP), Nilton César Soares Santos (PSDB) e José de Oliveira Lima (PDT).

Para votar, o cidadão deverá portar documento oficial, com foto, e o título de eleitor, ou apresentar os dados da inscrição eleitoral por meio do aplicativo de celular e-Título. Atenção: como não haverá coleta biométrica é importante que o eleitor leve documento com foto para identificação.

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) informa que trabalha para que a eleição suplementar de Itapemirim ocorra de forma organizada e segura para todas e todos. Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação.

Segundo o TRE-ES, a equipe do cartório da 22ª Zona Eleitoral conduz de forma responsável o pleito, primando pela lisura e transparência do processo eleitoral e desenvolvendo estratégias para o enfrentamento de informações falsas.

Eleitoras e eleitores votarão nas urnas eletrônicas das 115 seções eleitorais, distribuídas nos 37 locais de votação do município de Itapemirim, com 15 urnas de reserva. Contribuirão em todo processo eleitoral mais de 681 pessoas, incluídos(as) mesárias, mesários, auxiliares de eleição, administradoras e administradores de prédio, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores da Zona, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-ES. Além disso, a eleição contará com o apoio da Polícia Federal, Militar e Civil.