fbpx

Dia a dia

Fósseis de molusco são encontrados em banheiro do Shopping Boulevard

A descoberta foi feita pela Beatriz Hörmanseder, doutoranda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Publicado

em

Rocha ornamental com fósseis de molusco em formato de cones com um cartão de crédito e uma identidade do lado

Um fóssil de um molusco que viveu entre 72 e 113 milhões de anos atrás, no período Cretáceo da Era Mesozoica, foi encontrado em uma rocha ornamental no banheiro do Shopping Boulevard, em Vila Velha. A descoberta foi feita por Beatriz Hörmanseder, doutoranda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Beatriz Hörmanseder compartilhou a foto do fóssil na rocha ornamental nas redes sociais. “São essas conchinhas cortadas ao meio (semelhantes às dos caracóis). Esta rocha é da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, e tem 100 milhões de anos”, escreveu a doutoranda no Twitter.

A paleontóloga do departamento de Ciências Biológicas da Ufes, Taíssa Rodrigues, explicou que é comum observar fósseis em rochas ornamentais. No Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, há vários fósseis no piso. A mineradora tem autorização para a exploração, preparação e venda desse material. O encontrado no Shopping Boulevard é uma rocha da formação Jandaíra, extraída no Nordeste.

Ainda segundo a paleontóloga, é comum em diversas partes do mundo encontrar fósseis e até pegadas de animais em rochas ornamentais. No Nordeste e Sudeste do Brasil, também há materiais usados como revestimentos com fósseis de plantas, moluscos, peixes e insetos.

“É muito interessante encontrar fósseis em um passeio, como este que foi em um shopping. Chamamos isso de geologia urbana, quando é possível observar aspectos geológicos durante uma caminhada. No caso dessa rocha do banheiro do shopping, é mais discreto, são esses cones que aparecem na imagem, que representam o molusco, uma vez que essa rocha já foi cortada e lixada. Em outros locais do mundo, é possível ver fósseis maiores de plantas, algas, depende muito de onde vem a rocha”, comentou a paleontóloga.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui