fbpx

Dia a dia

Dia Mundial da Limpeza: Vitória terá ações nesta sexta e sábado

O Dia Mundial da Limpeza reúne voluntários para ações de sustentabilidade e conscientização ambiental, preservando praias e espaços públicos

Publicado

em

Participe do Dia Mundial da Limpeza e ajude a preservar o meio ambiente para as futuras gerações. Foto: Freepik

Participe do Dia Mundial da Limpeza e ajude a preservar o meio ambiente para as futuras gerações. Foto: Freepik

Para celebrar o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), que neste ano ocorre na sexta-feira (20), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) programou várias ações de educação ambiental, que envolverão estudantes da rede municipal de ensino de Vitória e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Guardiões Ambientais Mirins e voluntários. As atividades serão desenvolvidas durante durante todo o dia, na sexta-feira (20), e na manhã de sábado (21).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Expedição embarcada à Área de Proteção Ambiental (Apa) Baia das Tartarugas, limpeza de praia e manguezal, limpeza embarcada a ilhas, visita guiada ao Tamar, roda de conversa com médico veterinário e mutirão de separação de tampinhas fazem parte da programação, que ocorrerá em vários pontos da capital, como o Parque Atlântico (praia de Camburi), Projeto Tamar, Curva da Jurema/Guarderia, Ilha do Frade, Inhanguetá e Praça do Papa.

“O World Cleanup Day é uma oportunidade para reunir todos, crianças, jovens e adultos, para a proteção dos nossos mares. Cada iniciativa contribui para um grande impacto, fazendo que com que juntos façamos a diferença”, enfatizou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Data

O Dia Mundial da Limpeza, ou World Cleanup Day, é uma ação global que acontece anualmente no terceiro sábado de setembro. A data é uma oportunidade para alertar sobre a necessidade de preservar o planeta e construir um futuro sustentável.

A origem do Dia Mundial da Limpeza está ligada ao movimento “Let’s Do It!” (Vamos Fazer Isso!), criado em 2008 por um grupo de amigos estonianos que buscavam soluções para o problema da poluição e do lixo no país.

As ações do Dia Mundial da Limpeza incluem a participação de voluntários de todas as idades, que limpam espaços públicos como praças, ruas, parques, mangues e praias. Essas ações contribuem para a reeducação de atitudes e para a reflexão sobre o consumo.

Confira a programação

Sexta-feira (20)

Das 8h às 12h

– Circuito ambiental com ações de educação ambiental e limpeza da praia. Onde: Praia de Camburi. Parceria: Semmam e Instituto Últimos Refúgios. Participação: Estudantes da Emef Maria Madalena e população em geral.

Das 8h às 11h

– Limpeza da Ilha do Fato. Realização embarcada com voluntários para mutirão de limpeza no local. Onde: Ilha do Fato. Parceria: Semmam. Participam: Voluntários e população em geral.

Das 13h30 às 16h30

– Circuito ambiental com ações de educação ambiental e limpeza de praia. Onde: Praia da Curva da Jurema/Guarderia e Iate Clube. Parceria: Semmam e Instituto Canal. Participam: Guardiões Ambientais Mirins, população em geral, estudantes do Ifes.

Das 14h às 16h

– Visita guiada ao Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar com foco nas ações de recuperação das populações de tartarugas marinhas no Brasil; Roda de Conversa com médico Veterinário; Mutirão de separação de tampinhas junto a ONG Viralata Viraluxo, com foco à venda e destinação correta destes resíduos visando custear cuidados veterinários aos animais em situação de rua; alimentação assistida das tartarugas marinhas. Onde: Projeto Tamar Parque Ilha do Papagaio. Parceiros: Semmam e Projeto Tamar. Participam: estudantes da Emef Vercenílio da Silva Pascoal.

Sábado (21)

Das 8h às 11h30

– Circuito ambiental com ações de educação ambiental e Limpeza de praia. Onde: Ilha do Frade. Parceiros: Semmam e Samifra. Participam: Comunidade local e população em geral.

– Limpeza Manguezal Ninho das Garças. Onde: Inhaguetá. Parceiros: Semmam e Seme. Participam: Emef Heloisa Abreu (Estudantes e Responsáveis), pescadores e catadores de caranguejo.

– Instituto Baleia Jubarte. Onde: Praça do Papa. Parceiros: Semmam/IBJ. Participam: público em geral.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui