Dia a dia
Ciclista mostra ferrugem e rachaduras na Ciclovia da Vida
A Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, foi inaugurada em setembro de 2023

As imagens feitas por um ciclista mostram ferrugem e rachadura na Ciclovia da Vida. Foto: Reprodução
Inaugurada em agosto de 2023, a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, voltou a ser alvo de questionamentos após a divulgação de imagens gravadas por um ciclista no dia 14 de setembro e compartilhadas em grupos de WhatsApp. O vídeo mostra rachaduras na estrutura, ferrugem aparente e uma das grades de proteção sem fixação adequada.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Durante a gravação, o autor da gravação alerta para os riscos e pede que parte da estrutura seja condenada, destacando preocupação com a segurança de quem utiliza o espaço.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que a situação já está sendo monitorada e que as correções necessárias serão feitas pela equipe de projetistas em conjunto com a empresa responsável pela obra.
Segundo a pasta, esse tipo de ocorrência é considerado comum em obras de grande porte, como a Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida, devido à presença de juntas de dilatação e outras características estruturais. Por isso, a concessionária acompanha continuamente o comportamento da infraestrutura e realiza ajustes sempre que necessário.
A Semobi reforçou ainda que não há risco de comprometimento da estabilidade da ciclovia e que os usuários podem trafegar normalmente pelo local.
A Ciclovia da Vida, inaugurada em 27 de agosto de 2023, consolidou-se como um percurso essencial para quem utiliza a bicicleta tanto para lazer, esporte e turismo quanto para atividades cotidianas, como trabalho e escola. A ciclovia interliga as cidades de Vitória e Vila Velha pela Terceira Ponte. Com três metros de largura, a ciclovia permite o tráfego de dois ciclistas lado a lado, das 5h às 23h.
Além de promover a mobilidade sustentável, a Ciclovia da Vida contribuiu para a prevenção de suicídios na Terceira Ponte. Mesmo antes da conclusão da ciclovia, a presença das grades já havia eliminado as ocorrências.
