Desastres naturais: Castelo tem situação de emergência reconhecida
Municípios poderão acessar recursos para ações de socorro, recuperação e restabelecimento

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência para Castelo, no Sul do Espírito Santo, prejudicada pelas fortes chuvas de dezembro. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foi publicada nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU).
Fortes chuvas atingiram o município. O nível do rio Castelo subiu mais de 6 metros e destruiu construções e ruas. Mais de 1.500 pessoas ficaram desalojadas e 199 desabrigadas após as chuvas que atingiram o município no dia 10 de dezembro.
Em todo o país, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência em nove municípios atingidos por desastres naturais em cinco estados: Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Em janeiro, incluídos esses municípios, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 54 cidades de diversos estados. Elas poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas.