Defesa Civil está em alerta máximo para chuvas no ES - ES360

Defesa Civil está em alerta máximo para chuvas no ES

Alagamentos e deslizamentos de terras podem ocorrer da região Central ao Norte do estado. Tempo deve permanecer instável durante toda a semana

Apesar do tempo firme registrado na Grande Vitória na manhã desta segunda-feira (26), a Defesa Civil do Espírito Santo está em alerta máximo para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra em todo o estado. Segundo os institutos de meteorologia, o tempo deve permanecer instável durante toda a semana.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), um ciclone de características subtropicais formado no oceano Atlântico pode provocar tempestades fortes no litoral até terça-feira (27). A previsão é de rajadas de ventos de 65 km/h e ondas em alto-mar de 4 metros de altura.

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) indica ainda a alta possibilidade de deslizamentos de terra nas regiões Central, Noroeste e litoral Norte de todo o Estado, bem como alagamentos e acumulados expressivos de chuvas na faixa litania Central e Norte capixaba. No Sul, o risco para ocorrências geo-hidrológicos é moderado.

Acumulado de chuvas nas últimas 24h

Segundo boletim divulgado às 11h pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, os maiores acumulados de chuvas nas últimas 24 horas foram registrados no interior, nos municípios de Marilândia, 94,40mm; Rio Bananal, 93,40mm; e Colatina, 69,19mm. Cariacica foi a única cidade da Grande Vitória na lista com acumulados expressivos: 43,64mm.

Em decorrência das chuvas no final de semana, a Defesa Civil registrou 40 ocorrências em todo o Espírito Santo nos municípios de Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Cariacica, Ecoporanga, Linhares, Marilândia, Nova Vencia, Pancas, Viana e Vitória.

A mais grave delas ocorreu no sábado, na capital, onde uma rocha rolou na região central da cidade, atingindo uma casa na Gruta da Onça. Três pessoas estavam no local, entre elas uma criança de seis anos. Todos passam bem.

Em todo o estado, 16 pessoas pessoas ficaram desalojadas: duas em Colatina, três em Cariacica, quatro em Viana e sete em Vitória.

Previsão do tempo

De acordo com o Climatempo, chove na Grande Vitória, a qualquer hora do dia, durante toda a semana. Até quinta-feira (29), o sol ainda pode aparecer encoberto por nuvens. A instabilidade ganha forças na sexta-feira. A previsão, segundo instituto, é de tempo severo com chuva forte e trovoadas pela manhã, tarde e noite. A temperatura fica entre os 21°C e 30°C.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Doria anuncia que Estado de SP voltará à Fase 3 Amarela a partir de amanhã

Dia a dia

“Não haverá festa de fim de ano nas praias”, diz subsecretário de Saúde

Eleições 2020

Eleito em Vitória, Pazolini faz discurso de união na Assembleia

Política

Moro vai trabalhar em escritório ligado a Odebrecht