Covid: Situação é mais grave no interior do estado, diz Casagrande - ES360

Covid: Situação é mais grave no interior do estado, diz Casagrande

Casagrande destacou que a média de pessoas contagiadas nos últimos 14 dias em todo o estado já é maior que na primeira fase da doença

Casagrande faz pronunciamento de final de ano. Foto: Reprodução de vídeo

No último pronunciamento do ano, o governador Renato Casagrande pediu mais uma vez à população cautela e manutenção nos cuidados para evitar o contágio pela covid-19, que está novamente em fase crescente no Espírito Santo.  Segundo o governador, a situação atualmente é mais grave no interior do que na Grande Vitória, pois a média móvel de óbitos fora da região metropolitana está mais alta.

Casagrande destacou que a média de pessoas contagiadas nos últimos 14 dias em todo o estado já é maior que na primeira fase da doença. “Estamos numa fase crescente dos números. Na primeira fase chegamos a ter 36 óbitos por dia na média de 14 dias, caímos para 9 mortes e agora voltamos a 27. São 1.700 pessoas em média identificadas com a doença por dia e estamos tendo uma nova demanda por leito hospitalar”, destacou.

A previsão do governo é chegar a disponibilizar 900 leitos de UTI para covid, enquanto na primeira fase chegou a 715. Até fevereiro, o governador estima que cheguem a 850 UTIs. “Não podemos nos cansar, precisamos cumprir os protocolos para não colocar a vida das pessoas em risco. Em fevereiro, os primeiros lotes de vacina devem chegar  para atender os profissionais de saúde. Queria aproveitar para agradecer a todos os profissionais de saúde que estão em hospitais ajudando a gente nesse trabalho”, frisou.

Turistas: “só venham se tiver local seguro”

Em tempos de Réveillon e verão, Casagrande pediu também que os turistas que têm o Espírito Santo como destino só venham se tiverem lugar seguro para ficar e descansar. “Nesse momento a gente alerta que a virada do ano não é para fazer festas, nem fogos ou espetáculos. É diferente de tudo o que todo mundo vivenciou. Só se confraternizem com já convivem no dia a dia”, pediu.

Reunião com novos prefeitos

Para deixar os novos prefeitos a par das medidas de controle do novo coronavírus, o governador marcou uma reunião com os novos gestores, primeiramente os da região metropolitana e da região litorânea, totalizando 16 cidades. O encontro será virtual e vai ocorrer no dia 5 de janeiro, às 14 horas.

“Estamos convidando os prefeitos e os gestores da saúde para apresentar a realidade da covid no estado e cada município como é feita a matriz de risco e como se produz o mapa de risco. Na hora que o prefeito conhece o conjunto de indicadores, ele pode atuar diretamente para poder modificar isso e impedir a transmissão do vírus”, explicou Casagrande.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Enfermeira que debochou de vacina é demitida da Santa Casa

País

Lewandowski abre inquérito para apurar atuação de Pazuello em Manaus

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo registra 48 óbitos em 24 horas; total chega a 5.716

Dinheiro

Se endividamento for menor, pode debater auxílio de até 6 meses, afirma Maia