Covid: plano prevê vacinar 1,1 milhão nas três primeiras fases no Espírito Santo - ES360

Covid: plano prevê vacinar 1,1 milhão nas três primeiras fases no Espírito Santo

A comissão de gestores da Saúde dos municípios publicou nesta terça-feira (29) o plano operacional de estratégia de vacinação para covid-19; finalização depende do Ministério da Saúde

ES deve iniciar 2021 com 2,9 milhões de seringas para vacinação contra a covid. Foto: Karolina Grabowska/Pexels
Plano de vacinação contra a covid começou a ser definido. Foto: Karolina Grabowska/Pexels

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nesta terça-feira (29), um plano de vacinação preliminar contra a covid-19. Definido pela comissão de gestores da Saúde dos municípios capixabas, o plano prevê imunizar 1,1 milhão de pessoas dos grupos de risco da doença em três fases. A defininação e finalização do documento ainda depende das diretrizes a serem definidas pelo Ministério da Saúde.

No plano publicado pela Sesa, o primeiro grupo a receber a vacina no Espírito Santo será de 271.788 pessoas. Fazem parte desse grupo trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas, população indígena e população ribeirinha.

> ES deve iniciar 2021 com 2,9 milhões de seringas para vacinação contra a covid

Num segundo momento, a imunização será destinada para pessoas de 60 a 74 anos. A estimativa é que esse público seja de 435.659 pessoas. Já a terceira fase engloba 393.566 pessoas no grupo de risco da doença, com comorbidades como diabetes, hipertensão, doença pulmonar crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC acima de 40).

O plano prevê ainda que quando a vacina estiver disponível, o agendamento dos grupos prioritários será online ou por telefone. Foram definidas também outras estratégias que podem ser utilizadas para a vacinação, como utilização de escolas e igrejas para evitar que os idosos circulem nos postos de saúde. E ainda vacinação ao ar livre em parques ou por meio de drive thru.

 


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES prevê ampliar leitos de UTI para covid-19 até a primeira semana de fevereiro

Dia a dia

Estado cria “vacinômetro” para acompanhar imunização em tempo real

Dia a dia

ES avalia vacina obrigatória para trabalhadores da Saúde

Dia a dia

Maranata cria atendimento médico online para fieis com suspeita de Covid-19