Covid: cresce o número de crianças internadas no Espírito Santo - ES360

Covid: cresce o número de crianças internadas no Espírito Santo

Os leitos pediátricos já contam com 90% de ocupação, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

O segundo pico da pandemia da covid-19 no Espírito Santo nas últimas semanas apresenta uma nova característica: o aumento da internação de crianças com a doença. Os leitos pediátricos já contam com 90% de ocupação, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Nessa fase, um dos destaques é o aumento nas internações de crianças, especialmente as menores. Isso é preocupante nessa faixa etária”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, que não atribui o aumento à volta às aulas nos últimos meses de 2020, visto que muitas das crianças menores não vão à escola.

Já a ocupação atual de leitos em geral é considerada um platô pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes. Apesar de estar em estabilidade, o secretário compara a fase atual com a do pior momento do primeiro pico da pandemia, em junho e julho. Naquela época, foram sete semanas com mais de 500 pacientes ao dia ocupando leitos de UTI, e agora já temos três semanas com o mesmo número. “As internações podem subir nas próximas semanas devido às interações de final de ano. E a tendência também é aumento o número de óbitos. Mas, atualmente, morrem menos pacientes na mesma proporção dos casos internados que havia na primeira onda”, afirmou Nesio.

Essa tendência de aumento nas internações pode ser resultante de aglomerações registradas principalmente nos destinos turísticos do estado nas festas de fim de ano. Segundo Reblin, as cenas visualizadas nos últimos dias podem resultar em pressão na rede hospitalar a partir da segunda quinzena de janeiro.

Reunião

E para evitar mais aglomerações ao longo de janeiro, o Estado vai reunir os municípios para intensificar as medidas de fiscalização. O secretário de Saúde vai se reunir nesta terça-feira (05) com as quatro secretárias de Saúde nomeadas na Grande Vitória. E o governador Renato Casagrande vai ter reunião também nesta terça com todos os prefeitos do litoral capixaba. “Serão tomadas medidas qualificadas para que o mês de janeiro não represente um colapso da vida social e crescimento descontrolado de óbitos no Espírito Santo”, afirmou Nésio.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES prevê ampliar leitos de UTI para covid-19 até a primeira semana de fevereiro

Dia a dia

Estado cria “vacinômetro” para acompanhar imunização em tempo real

Dia a dia

ES avalia vacina obrigatória para trabalhadores da Saúde

Dia a dia

Maranata cria atendimento médico online para fieis com suspeita de Covid-19