Covid-19: mortes no interior são o dobro da Grande Vitória - ES360

Covid-19: mortes no interior são o dobro da Grande Vitória

Os dados confirmam que no interior a chance de transmissão ainda é o dobro da apresentada nos municípios da Grande Vitória

Coronavírus. Foto: Pixabay
Coronavírus. Foto: Pixabay

Danielli Saquetto

 

O interior do estado registra o dobro de mortes pelo novo coronavírus em comparação com os números da Grande Vitória. Esse quadro acontece apesar de o número de mortes e de casos estar em queda em todas as regiões do estado. O Painel Covid-19 da Secretaria da Saúde apontou que nos últimos sete dias os municípios do interior tiveram uma redução de 35,38% no número de mortos. No dia 11 eram notificados em média 9,29 óbitos por dia; nesta quinta-feira, dia 17, o número caiu para 6. No mesmo período analisado, a média de vítimas da covid-19 na Grande Vitória ficou em 3. Em números absolutos, a Grande Vitória ainda é a região que maior concentra casos e mortes (57.848 e 1.834 respectivamente) no Espírito Santo.

A média de casos no interior do estado segue a mesma tendência dos óbitos. Mesmo com redução de 28,42%, municípios do interior registraram em média 225 infectados pelo novo coronavírus por dia nos últimos sete dias. Já a Grande Vitória, no mesmo período, apresentou uma queda de 32,4%, e nesta quinta-feira, dia 17, ficou com uma média diária de 96 contaminados. Os dados confirmam que no interior a chance de transmissão ainda é o dobro da apresentada nos municípios da Grande Vitória.

No início da semana, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse que a última taxa de transmissão da doença apurada em todo o estado estava em 0.34, ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, 34 ficam infectadas. Este índice já esteve em 2, ou seja, 100 pessoas infectadas passavam a doença para 200 pessoas. Abaixo de 1 já é considerado um nível satisfatório de controle da doença e indica mais dificuldade de ela se propagar. Quando se considera só o interior, a taxa está em 0.6. Na Grande Vitória o índice de transmissão está em 0.27.

Dados da covid-19 do Espírito Santo

O Espírito Santo já registrou 3.399 mortes e 122.471 casos da covid-19 desde o início da pandemia. O Painel Covid-19 da Secretaria da Saúde mostra que, nas últimas 24 horas, foram registrados 761 novos casos e 11 óbitos.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

De cada seis notificações, um resultado é positivo para covid-19 no ES

Dia a dia

Espírito Santo terá muita chuva nos próximos dias; veja a previsão

Dia a dia

Espírito Santo tem 15 mortes pelo coronavírus em 24 horas

Dia a dia

Rio Doce: em cinco anos, apenas 34% das famílias cadastradas receberam indenização