Covid-19: idosos acima de 75 anos serão imunizados na segunda etapa - ES360

Covid-19: idosos acima de 75 anos serão imunizados na segunda etapa

Nesta primeira etapa serão contemplados profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos vivendo em instituições, pessoas com deficiência também vivendo em instituições e indígenas

Vacina indiana Covaxin. (Foto: Bharat Biontech / Divulgação)
Vacina indiana Covaxin. (Foto: Bharat Biontech / Divulgação)

Idosos com 75 anos ou mais farão parte do segundo grupo a ser vacinado contra o novo coronavírus, no Espírito Santo. Devido à escassez das doses da Coronavac, que chegou ao estado na última segunda-feira (18), o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), descartou a possibilidade de esse público já receber a dose do primeiro lote. Nesta primeira etapa serão contemplados somente profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos vivendo em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência também vivendo em instituições e indígenas aldeados.

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o governador do Estado, comentou que as 103 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde vai contemplar 48.246 pessoas. Fazem parte do primeiro grupo 42.273 profissionais da área da saúde, 2.793 indígenas, 2.970 idosos que moram em casas de repouso e 210 pessoas com deficiência que vivem em instituições. Cada pessoa receberá duas doses da vacina, com intervalo de 14 a 28 dias entre cada aplicação.

“Ainda teremos uma parte de profissionais que atuam na linha de frente da pandemia que não vão receber a vacina nesta primeira etapa. Eles serão imunizados na próxima etapa. E o próximo grupo a ser contemplado são os idosos acima de 75 anos. Tudo vai depender da quantidade de vacinas que vai chegar. Em caso de uma quantidade muito pequena de doses, vamos definir faixas etárias, fazendo um recorte em uma idade maior para alcançar essas pessoas”, explicou o governador.

Ainda segundo Casagrande, as estratégias de vacinação ficam a critério de cada município. Porém, há a recomendação de que os idosos integrantes deste grupo que estiverem acamados ou mesmo com dificuldades de locomoção recebem a vacina em casa.

Ouça a entrevista:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Começa vacinação de idosos acima de 80 anos. Veja datas

Dinheiro

Espírito Santo terá loteria estadual até julho

Dia a dia

Mais de 117 mil pessoas receberam 1ª dose da vacina no ES

Dia a dia

Saiba como funciona bafômetro que identifica álcool no ar