Covid-19: Fiscalização percorre a Grande Vitória para evitar aglomeração - ES360

Covid-19: Fiscalização percorre a Grande Vitória para evitar aglomeração

É da gestão municipal a responsabilidade de fiscalizar os estabelecimentos, mas os agentes das prefeituras contam com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar

Ações de fiscalização integrada em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV
Ações de fiscalização integrada em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV

 

Para prevenir a transmissão da covid-19, prefeituras da Grande Vitória intensificaram as ações de fiscalização integradas no período noturno no último final de semana. Há algumas semanas, os municípios passaram a ser classificados como de risco moderado para a transmissão do novo coronavírus no Mapa de Risco do Governo do Estado. Com isso, houve restrições de atividades como o fechamento de bares e restaurantes às 22 horas, de segunda a sábado, e às 16h aos domingos. Os eventos ficam restritos ao limite de 300 pessoas, respeitando os protocolos já estabelecidos. É da gestão municipal a responsabilidade de fiscalizar os estabelecimentos, mas os agentes das prefeituras também contam com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Na capital, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) informou que os fiscais vistoriaram 83 bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência, desde a noite da última sexta-feira (18) até domingo (20). Desse total, 21 tiveram as atividades paralisadas. Durante a ação, uma boate foi fechada em Vitória. Segundo a Sedec, o foco do trabalho da fiscalização é a orientação aos donos dos estabelecimentos comerciais para que atuem dentro do que estabelecem os decretos do governo do Estado. A população pode colaborar com denúncias feitas diretamente pelo Fala Vitória 156.

A Prefeitura de Vila Velha relatou que equipes de Posturas, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente com o apoio da Guarda Municipal, Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar interditaram um estabelecimento e orientaram outros nove a encerrar as atividades por descumprimento do limite de horário de funcionamento até as 22 horas. Durante as ações, os fiscais lavraram 12 notificações como medida preventiva para o cumprimento do decreto estadual, a manutenção de níveis de som e adequações para o licenciamento ambiental. As equipes percorreram pelo menos dez bairros: Soteco, Glória, Centro, Praia da Costa, Itapuã, Praia de Itaparica, Praia das Gaivotas, Jardim Marilandia, Industrial e Alecrim.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) de Cariacica esclarece que a equipe de fiscalização integrada atua sob denúncias da Ouvidoria 162 e do Disque-Silêncio 0800-283-9255. Neste final de semana foi recebida apenas uma denúncia de baile clandestino. A Semdec disse ainda que o trabalho de fiscalização vem sendo feito de forma orientativa, para que os estabelecimentos tenham ciência das novas determinações de enfrentamento à covid-19 publicadas pelo governo do Estado, inclusive, quanto à restrição de horário de funcionamento. Ao longo desta semana as ações de fiscalização serão intensificadas.

As ações também acontecem na Serra. A prefeitura destacou que equipes do Departamento de Operações de Trânsito e da Guarda Civil Municipal atuaram nos balneários em ações de conscientização sobre os cuidados durante a pandemia. Os trabalhos foram realizados em Manguinhos e Jacaraípe e contaram com a distribuição de máscaras aos frequentadores das praias. Na ação, os agentes de trânsito e guardas municipais orientam a população a manter o distanciamento social e tomar os cuidados sanitários para evitar a contaminação pelo coronavírus.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Novo lote com 35,5 mil vacinas chega ao Espírito Santo

País

Dezenas de cidades têm carreatas pró-impeachment

Dia a dia

Fiocruz prevê ter insumos da vacina de Oxford só no dia 8

Dia a dia

Margareth Dalcomo recebe a vacina de Oxford