Covid-19: Espírito Santo recebe 18 pacientes de Manaus - ES360

Covid-19: Espírito Santo recebe 18 pacientes de Manaus

Até esta sexta-feira (22), o Espírito Santo ainda pode receber outros pacientes do do Amazonas

Adolescente tem mais da metade do corpo queimado ao retirar fogos de balsa. Foto: Divulgação/Governo do Estado
Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Foto: Divulgação/Governo do Estado

Os primeiros pacientes transferidos do Amazonas para dar continuidade ao tratamento contra o novo coronavírus no Espírito Santo chegam na noite desta quinta-feira (21). 18 pacientes transferidos serão encaminhados de ambulâncias para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, após chegada ao Aeroporto de Vitória.

A Secretaria da Saúde informou que a transferência entre os estados está sendo organizada pelo Ministério da Saúde, via Força Aérea Brasileira (FAB). Já o processo de regulação acontece em parceria com as Secretarias de Saúde dos estados. Até esta sexta-feira (22), o Espírito Santo ainda pode receber outros pacientes do do Amazonas.

“Este é um momento de empatia e solidariedade por parte do povo capixaba para com o povo do Amazonas. O Sistema Único de Saúde se organiza e se mobiliza para responder a esta grave crise sanitária. Temos plenas condições de receber estes pacientes sem comprometer a garantia do acesso dos capixabas aos leitos covid. Na data de hoje, estamos com 150 leitos de UTI disponíveis para atendimento exclusivo de pacientes covid-19 em todo o estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

> Covid-19: Espírito Santo tem 25 mortes em 24 horas; total chega a 5.615

Com mais de 238.980 casos e 6.598 mortes decorrentes da covid-19, o Amazonas vive um caos no sistema de saúde com hospitais lotados. As unidades de saúde não têm oxigênio suficiente para todos os pacientes, o que fez o Amazonas enviar doentes para receber atendimento em outros estados. A expectativa do governo é enviar 235 pacientes com a doença para outros estados.

Internação no Hospital Jayme

A secretaria informou ainda que o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, referência no tratamento de pacientes da doença no Espírito Santo, está preparado para receber todos os pacientes assim que chegarem na unidade. Todos ficarão em leitos de isolamento e passarão por avaliação médica para definição do leito de UTI ou enfermaria. O Serviço de Assistência Social estará em constante monitoramento de evolução do quadro clínico com apresentação de boletins diários.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Teste

Teste do campo de Autoria

Bem-estar

"O ES pode colapsar junto", afirma secretário de Saúde

Dia a dia

Saiba como agendar a vacina contra covid no Espírito Santo

Esportes

Olimpíada deve receber número limitado de torcedores