Corrida muito mais segura e tranquila - ES360

Corrida muito mais segura e tranquila

Avanços. Motoristas e passageiros do aplicativo 99 já têm à disposição novas ferramentas como gravação de áudio das corridas

Mulheres motoristas podem escolher se querem atender apenas passageiras. Foto: Divulgação
Mulheres motoristas podem escolher se querem atender apenas passageiras. Foto: Divulgação

Há três anos conectando pessoas no Espírito Santo, o aplicativo 99 já faz parte da rotina de muitos capixabas. São milhares de pessoas que, diariamente, utilizam o app para se locomover com conforto, agilidade e preços acessíveis. E para tornar essas corridas mais tranquilas para motoristas e passageiros, a 99 reforça suas ferramentas de segurança.

A partir deste mês, a empresa coloca à disposição dos usuários, mais um pacote de funcionalidades, que faz parte do novo plano de segurança da empresa, o “Todos pela Segurança. Segurança para Todos”.

O objetivo da campanha é anunciar as novas ferramentas que a empresa está lançando e conscientizar passageiros e motoristas a colaborarem com a proteção e a segurança de todas as 20 milhões de pessoas que utilizam a plataforma, em 1,6 mil cidades do país.

A partir de agora, além de verificar os dados do veículo e do passageiro antes do embarque, bem como avaliar a viagem, passageiros e motoristas poderão gravar áudios das corridas e bloquear uns aos outros para não se conectarem em viagens futuras. As motoristas do aplicativo também poderão escolher transportar apenas mulheres.

As novas funcionalidades também incluem a identificação facial de passageiros e o preenchimento do perfil de novos usuários com o nome registrado no CPF, facilitando a identificação do passageiro pelos motoristas.

“Vamos nos manter dedicados em sempre promover mais proteção antes, durante e depois das corridas”, explica o diretor de Segurança da 99, Thiago Hipólito.

Além das novas ferramentas de segurança, a 99 busca ainda a conscientização de motoristas e passageiros.

De acordo com a empresa, quase 70% dos casos de segurança registrados na plataforma são de desentendimentos entre passageiros e motoristas, que terminam em agressões verbais. Nessas situações, a empresa adota todas as medidas necessárias e, em alguns casos, pode até excluir da plataforma quem ameace a integridade física e moral de algum passageiro ou motorista parceiro.

Porém, esses casos poderiam ser evitados com mais respeito e empatia.

Tecnologia

Além de conscientizar os usuários, a 99 investe em tecnologia e na capacitação de profissionais que trabalham para evitar que pessoas mal-intencionadas utilizem a plataforma para cometer crimes.

A 99 conta com sistemas que combinam algoritmos e inteligência artificial para impedir corridas de risco. Além disso, faz checagens periódicas de motoristas parceiros, utilizando fontes públicas e reconhecimento facial.

A empresa também está sempre buscando recursos para prevenir problemas para os passageiros, como a instalação de câmeras nos veículos, o compartilhamento de rotas, o rastreador de comentários contra o assédio e a central telefônica disponível 24h em caso de emergência.

“Segurança é nossa prioridade máxima. Por meio de uma combinação de tecnologia de ponta e inovações de processos, nós diminuímos o índice de casos graves em dois terços. Com os avanços técnicos que estamos anunciando, estou confiante que vamos fornecer um transporte ainda mais seguro”, diz Mi Yang, presidente da 99 no Brasil.

Conheça

Novas ferramentas

99 Mulher. Ferramenta permite que as motoristas mulheres escolham atender apenas a passageiras do mesmo gênero. ​O objetivo é que ainda mais motoristas mulheres se cadastrem na plataforma.

Gravação de áudio. Passageiros e motoristas poderão, pelo app, gravar as corridas que realizam. O áudio fica disponível para a companhia, que pode usá-lo para apuração de ocorrências.

Identificação facial. O aplicativo pode solicitar que passageiros realizem uma selfie antes da corrida e verifica se a imagem corresponde a uma pessoa real no momento do clique. Esse processo é solicitado via inteligência artificial e de forma aleatória.

Bloqueio de usuários. Nova funcionalidade permite que motoristas e passageiros bloqueiem corridas com uma pessoa específica.

Mantenha o cadastro atualizado

Para garantir a própria segurança e ajudar os outros usuários a terem corridas tranquilas e seguras, o primeiro passo é conhecer bem as funções do aplicativo, manter seu cadastro atualizado, verificar nome, carro e informações do motorista, registrar a nota, fazer comentários e, em caso de situações fora do comum, entrar em contato com a Central de Atendimento do aplicativo.

Mais notícias
Dia a dia

Chuvas deixam mais de 2 mil fora de casa e sete mortos

Política

Em entrevista no Roda Viva, Moro fala sobre vazamentos da Lava Jato e eleições

Política

Bolsonaro anuncia criação do "Conselho da Amazônia"

Dia a dia

Análise particular nega contaminação de água da Backer