Corpo de Bombeiros lança Operação Verão 2019/20 - ES360

Corpo de Bombeiros lança Operação Verão 2019/20

O objetivo é reduzir o número de afogamentos, dando atenção especial aos locais que apresentam maior risco de ocorrências desses acidentes

O Corpo de Bombeiros Militar lançou, na manhã deste domingo (15), na Praia de Camburi, em Vitória, a Operação Verão 2019/20. O evento teve participação do governador Renato Casagrande, além de diversas autoridades.

Todos os anos a Corporação planeja e executa a ação, que consiste no conjunto de esforços humanos, materiais e tecnológicos estrategicamente dimensionados e distribuídos para intensificar os trabalhos de prevenção e salvamento aquáticos nos balneários de nosso Estado. O objetivo é reduzir ainda mais o número de afogamentos, dando atenção especial aos locais que apresentam maior risco e, consequentemente, maior probabilidade de ocorrências desses acidentes.

Serão cerca de 200 bombeiros militares, mais de 700 guarda-vidas civis, motos aquáticas, quadriciclos, lanchas, entre outros recursos, atuando na orla de 14 municípios que já firmaram convênio com o CBMES para efetivar a Operação Verão 2019/20, que se inicia neste domingo (15) e tem seu encerramento em 01 de março de 2020.

Os municípios são: Vitória, Vila Velha, Linhares, Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Guarapari, Anchieta, Piúma, Serra, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz e Fundão.

O governador Casagrande citou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros em preservar vidas, além da importância da organização do Estado para atração de turistas. “O Espírito Santo está organizado, com serviços em dia, limpo, bonito e seguro. Assim o cidadão capixaba estará bem e o turista também. Não conseguimos receber ninguém se a nossa casa estiver bagunçada. Vamos atender bem aos capixabas, pois assim os turistas também estarão muito bem atendidos”, pontuou.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, destacou todo o trabalho é feito buscando evitar a perda de vidas.

“Utilizaremos diversas ferramentas pra tentar impedir essas mortes por afogamento. Os pais precisam também estar atentos com seus filhos. A comunidade tem papel importante e temos que reduzir esse número de afogamentos. Se atuarmos juntos podemos reduzir esse número que destrói famílias. Por um detalhe se perde uma vida”, disse.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, ressaltou que a Secretaria está à disposição para auxiliar o Corpo de Bombeiros no que for necessário durante o período do verão.

“O trabalho do Corpo de Bombeiros é muito honrado e focado em preservar vidas. Tenho certeza que vamos fazer história nesse verão e podem contar comigo para qualquer tipo de situação necessária. Os Bombeiros são fundamentais nessa época em que as pessoas chegam ao Estado para se divertir e eles estão ali dando a vida diariamente para evitar perdas”, pontuou.

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, enfatizou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros, principalmente nessa época de grande movimentação de pessoas de fora nos balneários do Espírito Santo.

“Nosso Estado é exemplo de preparação e prevenção e os turistas chegam aqui sabendo que estarão seguros, dentro das nossas máximas possibilidades, por conta do trabalho dos Guarda Vidas e das equipes de salvamento da Corporação. Essa ação é fundamental”, ressaltou.

A vice-governadora Jaqueline Moraes também participou da solenidade e enviou uma mensagem aos capixabas. “Quero desejar a todas e a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de muita paz. Nós, aqui do Estado do Espirito Santo, defendemos a cultura da paz, a cultura do diálogo, a cultura da tolerância neste momento em que as mensagens costumam ser de tanta violência. Nosso Estado está investindo na cultura da paz. Esta ação de Governo, no início do verão, é para que nenhuma vida se perca. Nenhuma vida a menos. É nisto que apostamos com este projeto”, afirmou.

Governo do Estado

Mais notícias
Dia a dia

Tarifas da EDP Escelsa terão reajuste médio de 8,02%

Dia a dia

Sesa atualiza Painel de Ocupação de Leitos da covid-19

Cult

Convento da Penha recebe musical online em homenagem ao Dia dos Pais

Bem-estar

A Escola Bíblica Dominical sob a perspectiva da Igreja Cristã Maranata