Coronavírus: paciente recusa a se isolar e Vila Velha aciona Ministério Público - ES360

Coronavírus: paciente recusa a se isolar e Vila Velha aciona Ministério Público

O paciente viajou recentemente para vários países, mas resistiu às orientações de isolamento domiciliar

Após alerta da OMS (Organização Mundial da Saúde), medo diante do surto da doença, faz com que a população vá em busca de proteção contra o Coronavirus. Foto: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Coronavírus. Foto: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

 

A Prefeitura de Vila Velha acionou o MPES (Ministério Público do Espírito Santo) contra um paciente com suspeita de contágio do novo coronavírus em manter-se em isolamento domiciliar.

> Espírito Santo investiga 37 casos suspeitos de coronavírus

Em ofício à 5ª Promotoria de Justiça Cível de Vila Velha do MPES – cujo titular é o promotor de Justiça Gilberto Morelli Lima – o secretário municipal de Saúde do município, médico Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, informa que a medida é prevista em protocolo do Ministério da Saúde e no Código Penal Brasileiro, até que se concluam os resultados dos exames específicos já realizados no paciente.

> Paciente de Vila Velha com coronavírus está curada

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Lacen-ES (Laboratório Central) já excluiu o contágio por gripe Influenza e vírus respiratórios no paciente. O resultado parcial emitido pelo laboratório mantém a suspeita por infecção por SARS-CoV 2, evidenciando a medida preventiva de isolamento domiciliar”.

Resistência

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, todas as orientações foram devidamente repassadas ao paciente em questão, principalmente quanto ao risco de contágio de pessoas de seu relacionamento e da população como um todo, pela médica infectologista da Vigilância Epidemiológica que acompanha o caso.

Histórico

O paciente viajou recentemente para vários países – onde se constatou a circulação do Coronavírus – mas, resistiu às orientações quanto à necessidade de isolamento domiciliar alegando que iria manter suas atividades normais, inclusive, freqüentando seu ambiente de trabalho.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES registra 9 óbitos e 1.089 casos de covid-19 em 24h

Dia a dia

hacker preso no ES pela PF paga fiança e é solto

Tec

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência