Contra o desmatamento, empresa cria “fábrica de árvores” na Bahia - ES360

Contra o desmatamento, empresa cria “fábrica de árvores” na Bahia

Na conjuntura atual, grandes empresas e fundos de investimentos internacionais e mesmo brasileiros alertam para o risco das queimadas e do desmatamento na Amazônia. A pressão aumenta a cada semana. Há impacto negativo de toda ordem, a imagem brasileira de deteriora.

Bruno Mariani, idealizou a Symbiosis, em 2006, foi na contramão do desmatamento que se amplia na Amazônia. Resolveu criar uma “fábrica de árvores”, em Trancoso, Porto Seguro. Seu produto é gerar madeira de alta qualidade para serraria, com plantios em consórcio de espécies de ocorrência natural da mata atlântica, através do reflorestamento e manejo das florestas plantadas.

Bruno conta que inspiração se deu com as notícias de desmatamento e a Symbiosis veio como uma resposta ao desmatamento ilegal. Mariani vem do mercado financeiro e é apaixonado pela natureza.

As espécies utilizadas nos consórcios foram historicamente as mais procuradas no comércio madeireiro e, praticamente, todas já estão indisponíveis comercialmente. Ele também relata a importância da evolução em pesquisa em melhoramento florestal.

Octaciano Neto foi secretário de Agricultura do Espírito Santo e presidente do Conselho dos Secretários de Agricultura do Brasil. É um dos líderes do RenovaBr, produtor rural e apresentador do podcast 4.0 no Campo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas