Conheça sete bibliotecas virtuais com acervos gratuitos - ES360

Conheça sete bibliotecas virtuais com acervos gratuitos

De forma gratuita, esses espaços permitem que o público conheça novos escritores, frequente exposições virtuais e até publique seu próprio texto

7 livros estão disponíveis de graça para os leitores capixabas. Foto: Pixabay
Bibliotecas disponibilizam acervo online gratuitamente. Foto: Pixabay

A leitura tornou-se uma forte aliada para quem quer ocupar o tempo livre sem abrir mão do conhecimento, especialmente desde o início da pandemia de covid-19. Passados quase sete meses, se os livros que estão na sua estante já não agradam mais, este é o momento ideal para aproveitar a iniciativa de bibliotecas, que, com o intuito de incentivarem as pessoas a ficarem em casa, disponibilizaram o acervo em formato virtual.

De várias partes do mundo, as bibliotecas permitem que o público conheça novos escritores, frequente exposições virtuais e até publique seu próprio texto. Todas as atividades são gratuitas. Algumas, como a Biblioteca do Vaticano e a Open Library, por exemplo, também servem para ajudar pessoas que estão aprendendo outra língua, disponibilizando livros em mais de dez idiomas.

Entre as facilidades, é possível fazer o download das obras em poucos minutos, transferi-los para qualquer dispositivo eletrônico e explorar trabalhos mais desconhecidos de grandes autores históricos. Confira abaixo uma lista de sete bibliotecas que disponibilizaram gratuitamente textos de diferentes áreas, desde clássicos da literatura até teses de mestrado e doutorado.

Conheça sete bibliotecas com acervo para consulta online:

Portal Domínio Público: Disponibiliza o acesso a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos) que estejam em domínio público, ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada. No total, mais de 350 livros estão catalogados, incluindo a obra completa de Machado de Assis e 20 poemas de Fernando Pessoa. Há também vários títulos de literatura infantil.

Projeto Releituras:  Embora possua textos de escritores famosos no país e no mundo – acompanhados de suas biografias -, o site foca em dar espaço para novos escritores. Em obras mais recentes, é possível conferir os desenhos de ilustradores, convidados especialmente para o portal.

Biblioteca Nacional Digital:  Oficialmente lançada em 2006, a BNDigital oferece visitas por exposições virtuais, reproduções e transcrições de documentos, além de periódicos que rodavam no país até os anos 1970. Prático, intuitivo e didático, basta procurar o material que você quiser ler, e o próprio site localiza.

Biblioteca do Vaticano: Permite o acesso às coleções digitalizadas da Biblioteca Apostólica do Vaticano: manuscritos, incunábulos, materiais de arquivo e inventário, bem como materiais gráficos, moedas e medalhas, materiais impressos (projetos especiais) atualmente disponíveis.

Virtual Books: Originado de uma editora, o site permite que as pessoas baixem e-books e ainda publiquem algum livro que escreveram. Esses textos vão para o online e, junto dos autores mais famosos, montam o acervo do portal. O download é gratuito e você pode, entre tantos nomes, ler livros de Euclides da Cunha, Lima Barreto, Lewis Carrol e Julio Verne.

Biblioteca Digital Camões: Trata-se de um projeto de instituição pública de Portugal que tem o intuito de democratizar o acesso a grandes obras clássicas da literatura portuguesa. No portal, é possível encontrar diversos arquivos disponíveis sobre diferentes áreas, como cinema, arquitetura, arquivologia e música.

Open Library: É uma biblioteca virtual que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo e disponibilizá-los para download. Já possui mais de um milhão de títulos disponíveis, em diversos idiomas.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

PGR já discute futuro da Lava Jato e fim de ‘marca’

Dia a dia

ONGs combatem a fome no ES com doações

Dia a dia

Edição extra do ‘Diário Oficial’ convoca peritos para trabalhar

Mundo

TikTok e WeChat vão ser banidos de lojas de apps nos EUA