Conheça os vereadores mais votados em cada município da Grande Vitória - ES360

Conheça os vereadores mais votados em cada município da Grande Vitória

Em sua primeira eleição, o líder comunitário Teilton Valin, da Serra, superou os candidatos veteranos e conquistou 3.379 votos

Três dos quatro vereadores mais votados nos principais municípios da Grande Vitória foram reeleitos pela população. Denninho Silva (Cidadania) recebeu 7.213 votos na capital. Em Vila Velha, Rogério Cardoso (DEM) somou 3.763 votos. Em Cariacica, Edgar do Esporte (PSL) teve 3.632 votos. A grande novidade está na Serra, onde os eleitores elegeram o novato Teilton Valim (PP). Líder comunitário de Nova Carapina 2, ele conquistou 3.379 votos, 70 a mais que o vereador reeleito Adriano Galinhão (PSB), segundo candidato mais votado na cidade.

Em entrevista ao Portal ES360, os vereadores eleitos falaram sobre suas trajetórias, bandeiras que defenderão dentro das Câmaras e as propostas que esperam colocar em prática a partir de 2021. Confira!

Serra

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Teilton Valim (PP) – 3.379 votos
Empresário, formado em Gestão Pública disputou em 2017 as eleições para o cargo de presidente da Associação de Moradores de Nova Carapina 2, bairro onde mora desde a infância. Foi eleito para o cargo com 903 votos e reeleito em 2019 com 1.100 votos. Em 2020, participou de sua primeira campanha eleitoral para o cargo de vereador da Serra.

O que motivou sua candidatura?
Durante o período que fui presidente da Associação de Moradores de Nova Carapina 2, a própria população foi me estimulando. Eu tinha uma empresa automativa em Vitória e em janeiro deste ano vendi a minha parte para poder me dedicar à política. Comecei a enxergar que tudo depende dela. Entendo que quando uma pessoa quer algo de verdade, ela consegue fazer. E a boa política precisa disso, de pessoas com vontade de trabalhar. Pessoas boas podem ajudar a melhorar a vida dos outros ao seu redor. Aprendi isso como líder comunitário.

A que atribuiu a quantidade de votos recebidos?
A Deus, em primeiro lugar. Mas é também fruto do bom trabalho que realizei até aqui e o reconhecimento da população.

Qual a sua principal bandeira?
Economizar os cofres públicos. Nosso país como um todo já indica que a nova política precisa ser mais econômica. É preciso fazer política gastando menos, investindo mais onde realmente é necessário, como na Educação, Saúde e Segurança Pública. Vou sempre defender isso: economia de gastos e melhor investimento de recursos.

Qual o primeiro projeto que será colocado em prática em 2021?
A população da Serra sofre com muitos assaltos. As pessoas são vítimas da criminalidade logo cedo quando estão saindo de casa para trabalhar. Precisamos de uma Guarda Municipal mais eficaz. Quero muito aumentar o efetivo da Guarda para levar segurança para dentro das comunidades e equipar melhor os agentes.

Vitória

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Denninho Silva (Cidadania) – 7.213 votos
Foi líder comunitário da região da Grande Goiabeiras por seis anos. Desde 2002 exerceu a função de assessor parlamentar, de onde surgiu o interesse em se candidatar para o cargo de vereador. Em 2016, participou da sua primeira eleição e foi eleito com 6.167 votos. Em 2020, conquistou o seu segundo mandato.

O que motivou sua candidatura?
O que motivou é trabalhar em prol da comunidade e do próximo, poder ajudar as pessoas e fazer o bem a elas. Sempre tive essa vontade essa vontade e o prazer de um dia chegar até aqui onde estou agora para trabalhar e levar bons frutos para a sociedade.

A que atribuiu a quantidade de votos recebidos?
É o reflexo de muito trabalho feito durante dia, noite, madrugada, finais de semana e feriados. Estou sempre nas ruas com a população. Trabalho a política de rua, não de gabinete. O contato com a sociedade é fundamental e vamos continuar como sempre fizemos.

Qual a sua principal bandeira?
No primeiro mandato, trabalhamos muito a Segurança, o Social e o Esporte nos bairros das regiões 6 e 9 de Vitória. Vamos manter essas áreas, mas queremos agora expandir o trabalho para outras comunidades, como a Grande São Pedro e Grande Vitória.

Qual o primeiro projeto que será colocado em prática em 2021?
Vamos começar pelo Transporte Público. Nosso objetivo é integrar o sistema municipal de Vitória ao governo do Estado. Para isso, vamos trabalhar junto do Executivo municipal.

O que não fez no último mandato que quer fazer agora?
Trabalhei por quatro anos solicitando a construção de um Pronto Atendimento na região continental de Vitória e isso não aconteceu. Pode ser na Grande Goiabeiras ou Jardim Camburi, por exemplo, o objetivo é desafogar os PAs da Enseada do Suá e São Pedro. Tenho certeza que o próximo prefeito vai olhar com atenção essa pauta.

Cariacica

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Edgar do Esporte (PSL) – 3.632 votos.
Disputou as eleições de 2008, 2012 e 2016, mas apenas na última tentativa foi eleito vereador de Cariacica. Em seu primeiro mandato, atuou na luta social em prol de melhorias nas comunidades, sempre em busca de recursos e emendas junto ao governo Federal e Estadual.

O que motivou sua candidatura?
Eu tenho um trabalho social muito bem feito na cidade. Levei cursos gratuitos às comunidades por meio de parcerias com o setor privado e lutei por emendas parlamentares para auxiliar na compra de materiais esportivos. Fui uma ponte entre as demandas das comunidades e os políticos. Ao final do primeira mandato, sabia que poderia ajudar mais pessoas e isso me motivou a disputar a reeleição.

A que atribuiu a quantidade de votos recebidos?
Faço político na rua. Não tenho carro, ando de ônibus, estou sempre próximo do povo. Gosto de ver os problemas e entender o que acontece pela perspectiva do cidadão. E disputar uma reeleição não é fácil. O resultado mostra que a população reconhece meu trabalho.

Qual a sua principal bandeira?
Não atuo em uma área específica. Atuo onde existe problema e demanda da população. Tenho uma equipe técnica que recebe as demandas, análise e executa cada uma delas conforme chegam até nós.

Qual o primeiro projeto que será colocado em prática em 2021?
Estamos elaborando um plano de governo para 2021.

O que não fez no último mandato que quer fazer agora?
Atingir novas comunidades para atender Cariacica como um todo.

Vila Velha

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Rogério Cardoso (DEM) – 3.763 votos
Rogério Cardoso nasceu em vila velha, em 1972, e sempre morou no bairro Santa Mônica. Casado, advogado, e pai de dois filhos, sempre se interessou pelas lutas coletivas e, devido ao seu espírito público e aptidão para liderar em defesa das comunidades, tornou-se vereador de Vila Velha, pela primeira vez, em 2004, e graças ao bom trabalho realizado, foi reeleito em 2008, 2012, 2016 e 2020, conquistando o seu quinto mandato. Dedicado às causas sociais, também é evangélico atuante e membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Procurado, o vereador Rogério não retornou aos contatos da reportagem.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Entre brancos filhos de pais sem instrução, conclusão de curso superior é de 6,2%

País

Apenas 4,7% dos filhos de pais sem instrução terminam o ensino superior no Brasil

Eleições 2020

Candidatos recebem R$ 4,1 milhões para o 2º turno; veja quem mais recebeu

Dia a dia

Covid-19: Espírito Santo tem 23 mortes e 1.789 casos em 24 horas