Conheça oito programas de televisão para quem ama cultura e arte - ES360

Conheça oito programas de televisão para quem ama cultura e arte

São opções de programas que falam sobre teatro, música, cinema e viagens. Confira horários

É provável que, durante este período de isolamento social, você tenha aumentado o número de horas em frente à TV. Para quem gosta de música, cinema e literatura, o desafio de escolher qual programa assistir ficou ainda maior, por causa da quantidade de conteúdos liberados pelos canais até o final do mês de maio. Por isso, o portal ES360 elencou os oito programas que formam um bom painel cultural por meio de em debates, filmes e videoclipes.

“Café Filosófico”, da TV Cultura:

Edição do programa “Café Filosófico” com o filósofo Francisco Ortega. Foto: Divulgação

Produzido pela CPFL Cultura desde 2003, o Café Filosófico vem sendo palco para reflexões sobre o comportamento das pessoas frente às mudanças do mundo. Com debates ligados à psicanálise e à filosofia, fala de religião, violência doméstica e redes sociais por diferentes pontos de vista. Já participaram personalidades como Jorge Forbes, Jurandir Freire Costa, Mayana Zatz, Ivo Pitanguy, Daniela Thomas, Gerald Thomas, Amyr Klink, entre outros. Exibição aos domingos, às 19h, na TV Cultura.

“Nothing But Classics”, da VH1:

Clipes de artistas clássicos como David Bowie são exibidos no programa “Nothing But Classics”. Foto: Reprodução

Exibido todos os dias, a VH1 resgata clipes clássicos de astros internacionais e nacionais no programa “Nothing But Classics”. Normalmente, ele é dividido em temas: trilhas sonoras de filmes dos anos 1960 a 1980, músicas para dançar e os maiores sucessos de ídolos que marcaram gerações, por exemplo. Consulte a programação com a sua operadora.

“Adotada”, da MTV:

Um dos episódios do programa “Adotada” é gravado em Vitória, no Espírito Santo. Foto: Reprodução/MTV

Por ser voltado para o público jovem, a MTV apostou todas as suas fichas no programa “Adotada”, que leva a modelo Maria Eugênia Suconic para conhecer famílias com diferentes estilos de vida pelo país. Mareu, como é conhecida, tenta se incorporar na rotina e nos hábitos de cada casa, e às vezes até apimenta as relação familiares. O programa já teve as gravações encerradas, mas ainda é exibido com frequência no canal. Consulte a programação com a sua operadora.

“Versões”, do Bis:

Em uma edição do programa “Versões”, o cantor Daniel interpretou músicas de Roberto Carlos. Foto: Divulgação

Já na quinta temporada, o programa “Versões” exibe artistas brasileiros apresentando releituras inéditas de sucessos de grandes nomes da música nacional e internacional. A cada episódio, a obra de uma banda ou de um artista é homenageada. Neste ano, por exemplo, já teve Jesuton cantando Nina Simone; Gloria Groove homenageando Sandy & Junior; Thiaguinho fazendo sua versão para as canções de Djavan; Bíquini Cavadão interpretando Herbert Vianna e Saulo homenageando Geraldo Azevedo. Exibição às quartas-feiras, às 23h, no canal Bis.

“101 Canções que Tocaram o País”, do Curta:

Nelson Motta é o apresentador de “101 Canções Que Tocaram o País”. Foto: Reprodução/Curta

Com uma análise da obra de compositores e cantores brasileiros, o apresentador Nelson Motta comanda o programa “101 Canções Que Tocaram o País” todos os sábados. A produção viaja por inúmeros gêneros nacionais, relembrando em 13 episódios a história da música popular brasileira. Passam pela tela nomes como Chico Buarque, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Milton Nascimento. Exibição às 09h30, no canal Curta.

“O País do Cinema”, do Canal Brasil:

Debate sobre o filme “Tatuagem”, com o diretor e um dos atores ao lado de Andreia Horta. Foto: Reprodução/Youtube

Apresentado pela atriz Andréia Horta, o Canal Brasil mergulha na produção audiovisual brasileira com o programa “O País do Cinema”. Em um palco, a atriz recebe realizadores, diretores e intérpretes como Karine Teles, Otávio Müller e Andréa Beltrão, para debaterem um filme que é exibido antes do programa. Essa dinâmica serve para o público acompanhar o que aconteceu nos bastidores do longa-metragem que acabou de assistir. Exibições às quintas-feiras, às 21h30. Os horários alternativos são sextas-feiras, às 13h, e domingos, às 17h.

“Teatro no Ato”, do Arte 1:

Bastidores de uma produção teatral. Foto: Divulgação/Arte 1

Para mostrar como é feita uma peça teatral, o programa “Teatro No Ato” reúne atores de todo o país e prepara, durante o episódio, a montagem de um espetáculo. Todo o processo é acompanhado pelas câmeras, incluindo os ensaios, a preparação do palco e a leitura dos roteiros. “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, são algumas das peças interpretadas na telinha. Exibições aos domingos, às 22h, no canal Arte 1.

“Lugar Incomum”, do Multishow:

Apresentadora de “Lugar Incomum”, Didi Wagner viaja por vários países, como a República Tcheca. Foto: Reprodução/Instagram

Um dos principais programas de viagem do canal Multishow, o “Lugar Incomum” se dedica a mostrar detalhes de um país ou continente pela visão da apresentadora Didi Wagner. Na última temporada lançada pela Multishow, em 2019, Didi desbravou Israel, passou por cidades como Tel Aviv e Jerusalém. Explorou pontos turísticos como o Mar Morto, Deserto Negev e Kibutz Ein Gedi – além das ruínas das cidades mais antigas do mundo. Consulte a programação com a sua operadora. 


Comentários:

  • Olá aqui é a Vanessa Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Pesquisa aponta elevação no número de assintomáticos no ES

Política

“O presidente esqueceu de combinar comigo”, diz Aras

País

Brasil registra 623 mortes por covid-19 em 24h

Dia a dia

ES amplia leitos para desafogar hospitais para covid-19