Confira lista com 10 dicas para ser saudável em 2020 - ES360

Confira lista com 10 dicas para ser saudável em 2020

Na coluna Viver Bem, na BandNews FM Espírito Santo, a nutricionista Daniela Alencar retoma às dicas de medidas a serem adotadas para melhorar os hábitos alimentares e garantir o bem-estar físico, iniciada na coluna passada. Desta vez, a especialista completa com mais 5 dicas a lista das dez orientações para ter uma vida mais saudável em 2020.

Veja as dicas:

1. Tente tirar as farinhas brancas, como pães e bolos. Podem ser substituídos por raízes, como a batata-doce e o aipim, boas fontes de carboidrato;
2. Diminua o consumo do açúcar. Ele pode ser substituído por outros produtos, como o açúcar mascavo ou a stevia. O ideal, porém, é não utilizar adoçantes;
3. Reduza o consumo de alimentos industrializados. Tentar consumir mais produtos naturais, deixando de lado os alimentos embalados;
4. Tente incluir pelo menos 30 minutos diários de exercício físico. Pequenos tempos de abdominal ou subindo e descendo a escada podem ajudar;
5. Aumente a ingestão de água. O cálculo é de 35ml para cada quilo de peso no consumo diário. Ou seja, uma pessoa que pesa 60kg deverá tomar cerca de 2L todos os dias, enquanto um indivíduo que pesa 45kg deverá ingerir em média 1,5L diariamente;
6. Substituir alimentos pela versão integral. Quanto mais refinado o alimento, mais nutrientes ele perde. Os integrais são mais nutritivos e contêm fibras, que estimulam a sensação de saciedade;
7. Inserir vegetais no cardápio. Pelo menos uma opção de folhosas e duas opções de legumes no prato;
8. Ter cuidado com a saúde intestinal. Reparar como está o funcionamento intestinal, incluir alimentos com fibra e adequando a ingestão de água;
9. Incluir uma porção de frutas durante o dia. A fruta tem vitamina C, A, pectina, antioxidantes. O ideal é que ela acompanhe outros alimentos, como a chia, castanhas ou até mesmo a pasta de amendoim;
10. Procurar um profissional para ajudar na dieta. Ele quem dará o direcionamento para elaborar um cardápio adequado ao corpo e à condição de saúde de cada pessoa.

Daniela Alencar é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica, Esportiva e Funcional. CRN 1110205-ES

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