Como calcular a quantidade de comida para as festas - ES360

Como calcular a quantidade de comida para as festas

Vai receber em casa? Veja como definir o cardápio e estimar a quantidade de pratos salgados e sobremesas

Uma das grandes dúvidas na hora de planejar um evento em casa é como calcular a quantidade de comida. E se faltar? E se sobrar demais? A organização ainda precisa levar em conta perguntas como: vai dar para preparar todos os pratos a tempo? Qual o momento exato de cozinhar a massa e aquecer a carne?

Calma. A reportagem reuniu neste manual tudo o que você precisa saber antes de preparar a festa de fim de ano em casa. Pensando com antecedência, é mais fácil evitar a falta de algum item ou o desperdício de alimentos.

Não é uma ciência exata e tudo depende do estilo da reunião, do perfil dos seus convidados e, é claro, do seu bolso. Portanto, a primeira regra é o bom senso. Se algum convidado tiver alguma restrição alimentar, isso precisa ser levado em conta. Você é quem melhor conhece seus familiares.

A seguir, confira dicas de como calcular a quantidade de pratos salgados e sobremesas para todos os tipos de celebração.

Como calcular a quantidade de comida

Massa

Um cardápio com apenas uma opção de massa recheada pede o cálculo 200g de massa e 200 ml de molho por pessoa (ou 1 litro de molho para cada quilo de massa). No caso da massa seca, o cálculo deve ser de 100g de massa (depois de cozida, o peso aumenta) e 250 ml de molho por pessoa (a seca pede mais molho que a recheada). Quem opta por servir uma massa acompanhada de proteína (carne, ave ou peixe) deve considerar a conta de 120g de massa e 180g de proteína por pessoa.

Ave, peixe ou carne

Se a atração central for um prato de carne que tenha acompanhamentos, considere 200g de proteína e 160g de guarnição por pessoa. A quantidade total de acompanhamento pode estar dividida em opções como farofa (60g por pessoa) e arroz (40g do cru por pessoa). E, como sempre vale a pena repetir, se a proteína estiver acompanhada por massa, a conta é 120g de massa e 180g de carne, ave ou peixe por pessoa.

Como calcular a quantidade de sobremesa

Depois de caprichar tanto no menu, não dá para baixar o nível na hora dos doces. Para muita gente, a sobremesa é o ponto alto da festa. Se for investir em mais de uma opção, o mais indicado é contar uma porção de cada doce para cada convidado do evento. E, se tiver sorvete, aumente a dose: sempre sai mais, especialmente depois de uma refeição mais pesada.

Doces

Cada pessoa come, em média, 120g de sobremesa, se tiver apenas uma opção (exceto no caso do sorvete, que falaremos a seguir). Se forem várias opções, calcule 60g por pessoa para sobremesas cremosas; 1 fatia de cada torta ou bolo por pessoa; 30g de fruta por pessoa.

Sorvete

Se ele for a única opção de sobremesa, calcule 150g por convidado. Vale saber que 1 pote de 1kg rende 20 bolas (cada bola tem 50g, então, um pote serve 6 ou 7 pessoas).


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES prevê ampliar leitos de UTI para covid-19 até a primeira semana de fevereiro

Dia a dia

Estado cria “vacinômetro” para acompanhar imunização em tempo real

Dia a dia

ES avalia vacina obrigatória para trabalhadores da Saúde

Dia a dia

Maranata cria atendimento médico online para fieis com suspeita de Covid-19