Como a economia afeta o nosso dia a dia? – Parte II - ES360

Como a economia afeta o nosso dia a dia? – Parte II

  • Por Alefe Gadioli

Uma pergunta que ouço muito é “O que o preço das ações/títulos oscilam tanto?”. Não é uma coisa simples de explicar, vários fatores podem fazer os preços oscilarem, o próprio conceito de oferta e de demanda, do qual tratamos no artigo anterior.
A inflação é outro ponto que influencia o mercado financeiro – e a economia real –, pois significa o aumento generalizado dos preços, e não somente o aumento de algum produto específico.

As taxas de juros e de câmbio também causam flutuações no mercado financeiro. Mas, por quê? Quando as taxas de juros caem, significa que há pouco dinheiro na “rua”. Então, com o objetivo de fomentar a atividade econômica, a produção e a demanda, para fazer o dinheiro circular, os bancos centrais tomam essa medida de redução de juros. No entanto, isso pode aumentar a demanda, gerando inflação e, consequentemente, aumento da taxa de juros. As taxas de câmbio, por sua vez, referem-se a como a moeda de um país se compara às de outro.

Destaca-se, porém, que a economia sempre funciona com certa ociosidade, motivo pelo qual essas mudanças não são imediatas. Ou seja, não necessariamente o aumento da demanda significa um crescimento da inflação instantaneamente.

Indo para a escala nacional ou global, para medir a saúde da economia, precisamos de alguns indicadores que nos auxiliam nessa tarefa. Um deles é o Produto Interno Bruto (PIB), que mede os valores de mercado dos bens e serviços produzidos em um país.

Principalmente no momento em que estamos agora, você deve ter ouvido muitas notícias sobre estímulos fiscais e monetários dos governos. Trata-se de um incentivo do Estado para encorajar o crescimento econômico, com criação de empregos e investimentos, especialmente em tempos mais difíceis. Mas, não é tão fácil criar empregos o que torna tão difícil a retomada do crescimento.

Como acontece em todos os aspectos da economia, nada é simples. Contudo, ela nos afeta todos os dias, seja na redução da taxa de juros, que tem como objetivo estimular os negócios, mas pode trazer como consequência aumento da inflação e do câmbio; seja no aumento da taxa de juros, que pode gerar, porém, desestímulo no mercado.

Dessa forma, percebemos que entender a economia e como ela influencia o nosso cotidiano pode nos ajudar a compreender desde o aumento dos preços nos supermercados à política econômica.

Sobre o autor

Alefe Gadioli
Alefe Gadioli

Alefe Gadioli é formado em Engenharia Mecânica. Atualmente é Gerente de Tecnologias da Lótus Investimentos e membro da Diretoria do IBEF Academy.

Ibef Academy é o ciclo de formação do IBEF Jovem ES, focado em conteúdo das áreas de finanças e economia. Seu objetivo é melhorar o ambiente de negócios e financeiro do Espírito Santo, através da auto capacitação de seus membros nas referidas áreas. O IBEF Jovem ES, por sua vez, é o braço do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEFES) que reúne profissionais com até 35 anos.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas