Comércio do Espírito Santo cresce 4,6% em 2020 - ES360

Comércio do Espírito Santo cresce 4,6% em 2020

Mesmo em ano de pandemia vendas registraram aumento em relação a 2019. Crescimento foi superior ao do Brasil, que registrou 1,2% a mais em vendas

Movimentação no comércio de São Paulo após reabertura. Foto: Agência Brasil

Mesmo em ano de pandemia em que muitas lojas tiveram que ficar alguns meses fechadas, o comércio do Espírito Santo registrou crescimento de 4,6% em relação a 2019. No comércio ampliado, que inclui setor automotivo e de construção, o resultado foi de 4% a mais nas vendas. O aumento foi superior ao registrado no Brasil, que foi de 1,2%. Ao comparar com outros estados brasileiros, o Espírito Santo teve o sétimo melhor resultado em 2020.

As atividades que mais se destacaram em 2020 foram material de construção (+59,5%) e cosméticos e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+9,3%).

Considerando o resultado do mês de dezembro de 2020, houve recuo de 4,7% em relação ao novembro, mas alta de 10,3% em relação a dezembro de 2019.

Na avaliação da Federação do Comércio do Espírito Santo, Fecomércio, apesar do ritmo ter sido ligeiramente menor que no ano anterior, o resultado representou a terceira alta consecutiva após dois anos de quedas expressivas (2015 e 2016).

A redução no volume de vendas foi analisado pela Fecomércio por um efeito Black Friday, em que parte dos clientes anteciparam as compras para aproveitar as promoções. “Mas na comparação anual, em relação a dezembro de 2019, dezembro de 2020 teve o melhor resultado em 8 anos, que foi de 12,2% de crescimento em 2012”, diz a Fecomércio, em nota.

A entidade acredita ainda que o resultado teve contribuição positiva do auxílio emergencial, medidas de estímulo ao crédito e da manutenção de empregos, juros e inflação baixos.

“Para 2021 a expectativa é que esse movimento ganhe mais ritmo após a fase de ajustes da política econômica, com a retomada do mercado de trabalho e os efeitos do início da vacinação contra a covid-19 no Brasil, trazendo um ambiente mais otimista para os próximos meses.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Começa vacinação de idosos acima de 80 anos. Veja datas

Dinheiro

Espírito Santo terá loteria estadual até julho

Dia a dia

Mais de 117 mil pessoas receberam 1ª dose da vacina no ES

Dia a dia

Saiba como funciona bafômetro que identifica álcool no ar