fbpx

Coluna Eliana Gorritti

Tem escritora capixaba na Bienal do Livro

Lilian Menenguci estará na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em setembro e na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em outubro

Publicado

em

A escritora Lilian Menenguci lançará seu novo livro infantojuvenil, intitulado “A pequena máquina de escrever”, com ilustrações de Ana Laura Alvarenga, na 27ª Bienal Internacional do Livro, em setembro, em São Paulo; e na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em outubro, em Paraty(RJ).

“A pequena máquina de escrever é uma espécie de poema ao universo feminino. Uma obra sobre a escrita – de si e do mundo – que rompe, que concebe, que gesta, que dá à luz, que alimenta, que embala e (re) cria pessoas e mundos. Um diálogo da memória com o futuro. Tradução da força do sensível”, explica a escritora.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Lilian Menenguci espera que “as pessoas leitoras, se permitam afetadas, a partir dessa trama, e tocadas pela poética da existência”. Para a escritora essa narrativa talvez seja sua maturidade artística no mundo literário e lança la em dois grandes eventos é uma grande alegria!

“Essa é a minha sexta obra literária para as infâncias, de gente pequena e grande também. Talvez, essa narrativa metalinguística que borda-escreve afetos e sonhos, assine a minha maturidade artística no mundo literário. Lançá-la na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP) e na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip-RJ), é uma alegria gigantesca. Só aumenta a responsabilidade, para além da ilha, para além das terras capixabas”, comemora nossa ilustre escritora!

Sou sua fã, Lilian!

KICKBOXING E KRAV MAGA EXCLUSIVO PARA MULHERES

Já pensou ter um ambiente para treinar em segurança e ainda aprender a se defender? Foi com esse objetivo que surgiu o Studio Ladies Combat! Apesar de ser um esporte de alto gasto calórico, a atividade passou a significar muito mais do que um exercício físico. Com a evolução dos treinos, as mulheres começaram a se sentir mais fortes não apenas fisicamente, mas também emocionalmente.

“Superar os desafios que o Kickboxing traz, as faziam perceber que são capazes de qualquer coisa”, constatou a professora Renata Oliveira.

A partir daí surgiu o Made for Ladies: um grupo de mulheres que compartilha suas experiências para ajudar umas às outras. Uma forma de promover o empoderamento feminino valorizando sua autoestima e o senso de pertencimento através do desenvolvimento profissional e pessoal. Buscamos levar conhecimento através da experiências e do networking, garantindo entretenimento e oportunidades de novos negócios.

“O intuito do Made for Ladies é proporcionar um ambiente seguro de troca de experiências entre mulheres que estão no mercado de trabalho exercendo cargos de liderança, mulheres que querem retornar ao mercado após a maternidade, ou ainda mulheres donas de casa que querem apenas ter uma rede de apoio. E muitas delas precisam se dividir em mil funções e isso leva ao esgotamento mental e emocional. Em nossos eventos, além do networking que os encontros proporcionam, promovemos palestras que tenham conteúdo prático, seja para o negócio ou para seu bem-estar, que também permite o desenvolvimento profissional e pessoal.”

A primeira imersão do grupo acontece dos dias 07 a 09 de junho, no Natureza Ecolodge, em Vargem Alta, nas montanhas capixabas!

A Profª. Renata Oliveira, pratica kickboxing há 11 anos e em 2020, durante a pandemia, trocou então a profissão Turismologa/Consultora de Viagens para empreender no esporte. Criou o studio Ladies Combat, 1° do Brasil com aulas de Kickboxig e Krav Maga exclusivo para mulheres com a missão de promover o bem estar físico e mental das mulheres através do esporte. Renata e a aluna Ariane Pimente, publicitária, pós-graduada em Marketing e Gerência de Projetos pela FGV, realizam os eventos da Made for Ladies.

PROGRAMA LIDERANÇA FEMININA

O Programa Liderança Feminina 2024, promovido pela RHOPEN, começou em maio e tem sido um sucesso. Acontece de forma presencial em Vitória. A Certificação em Liderança Feminina é oferecida pela RHOPEN, uma empresa liderada por mulheres que possui um time multidisciplinar de profissionais especializados em Gestão de Pessoas atuando com foco em desenvolvimento e performance de profissionais e equipes.

A Certificação é especialmente projetada para mulheres que enfrentam desafios semelhantes e estão prontas para impulsionar sua liderança. Serão 6 encontros presenciais em diferentes datas que vão abordar temas como:

Desenvolver e Executar Planos de Crescimento Profissional, Lidar com Perfeccionismo Exagerado, Superar o Medo de Falhar e Gerenciar a Reputação Organizacional, Equilibrar Vida Profissional e Pessoal, Desenvolver um Network com Decision-Makers, Estabelecer Relações de Apoio com Outras Mulheres, Expressar Opiniões com Segurança e Credibilidade, Enfrentar Desigualdades de Gênero nas Organizações, Participar em Campos Estratégicos com Baixa Representação Feminina e Traçar Planos Ambiciosos para a Carreira.

SÍNDROME DA MULHER MARAVILHA

O termo relembra a heroína dos quadrinhos e tem se tornado cada vez mais comum. Mas você sabe o que é a Síndrome da Mulher Maravilha?

Essa é a situação que muitas mulheres e mães têm enfrentado atualmente. Ter que equilibrar muitos “pratos”. Ter que se dividir entre trabalho, criação dos filhos e cuidados com a casa. E, diante da exaustão, ainda correr o risco de desenvolver burnout e ter problemas na saúde mental e física. As mulheres que passam por essa síndrome sentem que precisam estar o tempo todo realizando mil tarefas

“A síndrome da mulher maravilha descreve a situação em que mulheres assumem múltiplas funções, dividindo-se entre as responsabilidades domésticas, os cuidados com os filhos e o trabalho externo. Em tempos de emancipação feminina, as mulheres não deixaram de ser as principais cuidadoras do lar e dos filhos, mas também ingressaram no mercado de trabalho tradicional. Essa realidade faz com que acumulem muitas tarefas em um único dia, muitas vezes seguindo um cronograma humanamente impossível. A sobrecarga dessas mulheres é frequentemente invisibilizada e pouco reconhecida pela sociedade. Como diz uma frase famosa: ‘esperam que trabalhemos como se não tivéssemos filhos e que criemos nossos filhos como se não precisássemos trabalhar’. A conta simplesmente não fecha.” explicou Gabriela Küster, advogada especialista em Direito de Família e Violência Doméstica.

As ‘mulheres-maravilha’ acumulam compromissos e obrigações que no futuro vão gerar ansiedade, exaustão, medo de não dar conta, frustração e até abandono de carreiras. Por isso, é preciso autoconhecimento para ter mais equilíbrio.

“Para lidar com isso o primeiro passo é reconhecer que essa responsabilidade que nos é imposta não é factível. Quando aceitamos que temos limites e que merecemos descanso, passamos ao segundo passo que é aceitar e até mesmo solicitar ajuda. Para cada função devemos identificar os demais responsáveis e a rede de apoio possível, além de normalizar dizer ‘não’ quando for além do nosso limite. Parecem coisas óbvias, mas nós mulheres somos socializadas para cuidar e servir e dificilmente nos sentimos confortáveis em colocar limites.”, explicou Küster.

MULHERES NAS FORÇAS ARMADAS

Pela primeira vez na história, Exército, Marinha e Aeronáutica devem passar a receber o alistamento militar de mulheres na carreira de soldado. O Ministério da Defesa decidiu permitir que mulheres participem do alistamento militar nas Forças Armadas a partir de 2025. A decisão foi consensual entre os comandantes militares. O Exército, a Marinha e a FAB (Força Aérea Brasileira) planejam as construções de estruturas para receber mulheres que se alistarem. Também há o interesse de realizarem uma campanha para incentivar o ingresso feminino no serviço militar. O alistamento não será obrigatório como no caso dos homens. Aquelas que completarem 18 anos em 2025 já poderão iniciar em suas funções no Exército, Marinha ou Aeronáutica em 2026.

O ministro da Defesa, José Múcio, defende que o crescimento do efetivo feminino, oriundo do alistamento feminino, seja gradativo nas Forças. A expectativa inicial é de que 20% das vagas totais sejam reservadas para as mulheres. Do total, em média, 85.000 pessoas se alistam e ingressam nas Forças. O Exército concentra o maior efetivo, com 75.000. É seguido por FAB (7.000) e Marinha (3.000).

ES GANHA INSTITUTO PARA FOMENTO DE AÇÕES SUSTENTÁVEL NA INDÚSTRIA

Instituto Kiri

Instituto Kiri

Quatro mulheres e uma iniciativa que pretende gerar solução energética sustentável a partir de resíduos orgânicos. A Engenheira Química Simone Klein, a economista Maíra Chagas Welerson, a Engenheira Bioquímica Mirella Cristina Nicolletti e a Engenheira Civil Monnique Damasceno criaram o Instituto Kiri, uma organização genuinamente capixaba, que surgiu com a missão de fomentar o desenvolvimento sustentável e inclusivo nas indústrias do Espírito Santo. O compromisso é com a gestão inovadora de resíduos e a implementação de estratégias criativas para a transição energética, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável e justa.

“De forma prática, vamos buscar a rota tecnológica adequada, conforme a composição da biomassa e a necessidade energética de cada indústria e setores públicos. Além, claro, de traçar rotas de biomassa no Espírito Santo mapeando grandes fornecedores e possíveis consumidores”, explicou a presidente Simone Klein.

A iniciativa a chancela de quatro grandes nomes femininos do estado ligados à temática ESG (do inglês Environmental, Social, Governance). Simone Klein, é a presidente, Maíra Chagas Welerson,vice-presidente, Mirella Cristina Nicolletti e Monnique Damasceno atuam, respectivamente, como diretora técnica e diretora administrativa.

Com isso, uma das entregas propostas pelo Kiri está na parceria com o Governo cumprindo o Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de GEE do Espírito Santo que, inclusive, está com a finalização prevista para final deste mês. Além disso, o instituto também vai buscar estar alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, engajar os objetivos de desenvolvimento sustentável, gerar créditos de carbono, alavancar a economia circular, estabelecer conexões entre organizações, aliadas à introdução de tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis e programas educacionais e, por fim, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, aproveitando resíduos orgânicos para a geração de energias renováveis.

 

EVENTO PROMETE DELÍCIAS, NETWORKING E SURPRESAS

Vem aí mais uma edição do “Sassá Convida”. A anfitriã, Samanta Teixeira, promete mais um momento inesquecível, recheado de delícias, networking e surpresas. Sassá, já conhecida por realizar encontros impecáveis, escolheu um dos lugares mais lindos do Espírito Santo para realizar o primeiro encontro de 2024: a Pousada Itamaraty, em Pedra Azul, nas montanhas capixabas!

E aih, Sassa, vamos florescer juntas?


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Eliana Gorritti

A coluna Eliana Gorritti vai explorar temas relevantes do universo feminino. Nosso objetivo é apresentar de forma leve e descontraída, porém com credibilidade e transparência, histórias inspiradoras de mulheres de destaque em diversas áreas. Vamos destacar líderes que contribuem para a economia e o desenvolvimento do Espírito Santo, empreendedoras visionárias, mães que têm trajetórias emocionantes e muito mais. Nosso compromisso é compartilhar exemplos inspiradores de mulheres que deixaram e continuam deixando sua marca na história. Buscamos fornecer informações de qualidade para momentos cruciais na vida dessas mulheres, abordando temas como carreira, relacionamentos, negócios, saúde, beleza e liderança feminina. Contato com a colunista | Email: [email protected] WhatsApp: (27) 999953793

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.