Coluna Eliana Gorritti
De graça: dentistas voluntários vão atender crianças e adolescentes no ES
A Turma do Bem (TdB) é a maior rede de dentistas voluntários especializados do mundo

Megatriagem: Turma do Bem. Foto: Divulgação
A Megatriagem 2025 ocorre, simultaneamente, em 148 cidades do Brasil. No estado do Espírito Santo, as cidades contempladas são Vitória, Guarapari e Linhares. Em todo o país, a expectativa é que mais de cinco mil jovens sejam encaminhados para tratamento. No Espírito Santo, a Megatriagem odontológica estará aberta ao público em geral e acontecerá no dia de 15 de maio no Instituto João XXIII, no bairro da Consolação, em Vitória. O evento tem como objetivo identificar e encaminhar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social para tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“É sempre muito inspirador ver nossos dentistas mobilizados para promover transformações reais na vida de pessoas que tanto precisam. Não ter acesso a cuidados em saúde bucal só por não poder pagar por um tratamento ainda é uma realidade para milhões de brasileiros, que nós nos comprometemos em mudar. Quando fazemos isso, estamos olhando para a mudança que podemos ser na vida desses jovens”, afirma Dr. Fábio Bibancos, presidente voluntário e fundador da TdB.
Durante a ação os participantes serão avaliados por um dentista voluntário por meio de um exame visual não invasivo, no qual serão registradas informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente, além de ser oferecido um kit de higiene bucal. Em algumas cidades, o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, da Colgate, estará presente com atividades de educação e distribuição de kits de higiene bucal voltadas para crianças de 5 a 10 anos e seus responsáveis.
Desde 2021, a Colgate é parceira da Turma do Bem em diversas iniciativas, incluindo ações com foco em comunidades regionais. Um dos destaques dessa parceria foi a Megatriagem de 2024, que beneficiou mais de cinco mil jovens. Além disso, desde 1994, a Colgate como iniciativa de ESG desenvolve o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que já impactou mais de 20 milhões de crianças com materiais educativos e distribuição de kits de higiene bucal.
Dentistas do ES se destacam por trabalho voluntário
Ao longo dos últimos anos, cerca de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos no Espírito Santo pela Turma do Bem. Atualmente, o estado conta com 609 dentistas voluntários cadastrados, sob a coordenação dos dentistas Dra. Vanessa Leal, Dra. Ângela Lahas e Dr. Igor Andrade.
“A participação dos colegas dentistas aqui em Vitória se fortalece a cada ano, o que reforça o impacto do projeto e leva mais conforto e cuidado às famílias que não têm acesso ao tratamento odontológico para seus filhos.”, disse a Dra. Ângela Lahas.

Turma do Bem. Foto: Divulgação
Locais da Megatriagem
VITÓRIA
Instituto João XXIII
Rua Professora Anízia Corrêa Rocha, 131 – Consolação.
Horário: 10h às 16h.
GUARAPARI
Associação Matheus Garcia
Rua Guaçuí, 8 – Ipiranga.
LINHARES
Faculdade Anhanguera de Linhares.
Av. São Mateus, 1458.
Horário: 8h às 12h
Como participar
Para participar, os jovens devem ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhados de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência no local da triagem. Os interessados devem consultar as cidades confirmadas e o endereço de cada ação no site oficial da Mega Triagem.
Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem irá enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento odontológico gratuito com todas as informações necessárias.
Turma do Bem
A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 23 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1100 mulheres.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
