Cidades preparam tambores para chegada de óleo às praias - ES360

Cidades preparam tambores para chegada de óleo às praias

Prevenção no Norte do estado. Duzentos recipientes de metal foram doados por uma empresa e serão usados para armazenar material

Cada um tambor tem capacidade para armazenar até 200 litros. Foto: Divulgação
Cada um tambor tem capacidade para armazenar até 200 litros. Foto: Divulgação

Diante da possibilidade de chegada do óleo que atinge praias do Nordeste ao litoral Norte do Espírito Santo, os municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares se preparam para recolher o material com 200 tambores de metal. Os recipientes foram doados por uma empresa de Linhares.

> Pará e Espírito Santo podem ser atingidos por manchas de óleo

O uso do tambor é uma alternativa ao armazenamento em sacos plásticos pretos, que resultou em vazamento do material pelo calor no Nordeste. Cada recipiente consegue armazenar 200 litros, totalizando 40 mil litros.

“Os tambores foram doados por uma empresa especializada em reciclagem de Linhares. Eles têm tampa e serão levados para um galpão fechado da cidade até que o estado oriente para onde podemos destinar o material, caso chegue”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi.

O município montou um gabinete de gestão de crise que atua em cinco frentes e já conta com cadastro de voluntários caso o óleo afete as praias do estado. “Estamos nos antecipando a uma eventual chegada do resíduo. Estamos em alerta laranja, se chegar em Caravelas (BA), começamos a mobilização”, disse.

A prefeitura de Linhares também criou um comitê para acompanhar o caso e, hoje, faz a primeira reunião com a comunidade do litoral, em Urussuquara, às 16h. A prefeitura criou um e-mail para receber inscrição de voluntários que quiserem participar de ações: [email protected]

Chegada

Ainda não é possível precisar quando e se o óleo afetará o litoral do Espírito Santo, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). No início da semana, com as manchas se deslocando em direção ao sul do país, o estado criou um comitê com Ibama, Marinha, prefeituras e outros órgãos para acompanhar a situação.

Mais notícias
Dia a dia

Detran-ES lança serviço automatizado de registro de veículos novos

Mundo

Moderna anuncia eficácia em vacina e pedirá uso emergencial nos EUA e Europa

Dinheiro

Óleo de soja foi o produto que ficou mais caro durante a pandemia

Política

Arnaldinho comemorou eleição e pregou união para o futuro de Vila Velha