Cidades da Grande Vitória reduzem produção de lixo durante quarentena - ES360

Cidades da Grande Vitória reduzem produção de lixo durante quarentena

Prefeituras registram redução no lixo doméstico e também na varrição de rua. Vila Velha teve redução de 75% dos resíduos recolhidos na orla nos últimos três meses

Equipe de coleta teve que ser reforçada em Vila Velha. Foto: PMVV/Divulgação.jpg
Coleta na orla de Vila Velha teve redução de 75% durante pandemia. Foto: PMVV/Divulgação

Além de ter consequências positivas como a melhora da qualidade do ar, com a redução do trânsito e atividades industriais, os três meses de isolamento social na Grande Vitória também resultaram numa diminuição na produção do lixo nas três maiores cidades da região metropolitana.

Vitória, Vila Velha e Serra registraram diminuição na quantidade de lixo doméstico recolhido pelos municípios, principalmente no mês de abril, em que o isolamento social foi mais intenso. Houve também redução significativa na quantidade de resíduos recolhidos pela varrição de rua e também no que é recolhido na orla.

Em Vila Velha, a limpeza de rua teve redução de resíduos de 25% a 35% em comparação ao que era recolhido no início do ano. Já a limpeza da praia chegou a ter diminuição de 75%, segundo o subsecretário municipal de Serviços Urbanos de Vila Velha, Renzo Mendes. A redução do lixo doméstico foi de 6%.

Em Vitória, a geração de resíduos sólidos teve queda de 13% no lixo domiciliar em relação a maio de 2019. Em junho, a redução foi um pouco menor, de 8%. “A redução foi maior no início porque parte do comércio ainda estava fechada. Mesmo com mais pessoas em casa, muitas vezes gerando mais lixo, a redução ocorreu porque algumas atividades econômicas diminuíram a produção de lixo”, explicou o secretário de Meio Ambiente da capital, Ademir Barbosa Filho.

Na Serra, a redução de lixo ocorreu somente no mês de abril, tanto comparando com o mesmo mês do ano passada e também com o mês de março deste ano. Em relação a 2019, a redução foi de cerca de 3%, sendo recolhidas 11.147 toneladas em abril de 2019 e 10.821 toneladas em abril de 2020. Na primeira quinzena de março de 2020, quando ainda não havia o isolamento social, a prefeitura recolheu 11.958 toneladas.

Lixo separado

O secretário municipal de Serviços Urbanos de Vila Velha fez um apelo aos moradores, pedindo para em casos de suspeita ou diagnóstico de covid-19, o lixo usado pela pessoa ser separado, colocado em outra sacola lacrada e identificada que o lixo foi usado por uma pessoa com o coronavírus.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Bike Vitória vai voltar a funcionar em horário reduzido

Dinheiro

Arcelor vai aumentar produção com retomada de alto-forno

Dia a dia

Vitória terá nova ciclorrota até o final desta semana

Esportes

Finais do Campeonato Carioca devem ter transmissão apenas na internet