Ciclone subtropical provoca ventos fortes no Espírito Santo - ES360

Ciclone subtropical provoca ventos fortes no Espírito Santo

O centro de baixa pressão atmosférica associado a Mani estimula a ocorrência de fortes rajadas de vento sobre o Espírito Santo que podem variar de 50 km/h a 80 km/h

Surfista registra onda de até 2,5m em Regência. Foto: Gabriel Henriques
Ciclone pode provocar ressaca no litoral do Espírito Santo. Foto: Gabriel Henriques

 

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alertou na manhã desta segunda-feire (26) para a formação de um ciclone subtropical, classificado como “Depressão Subtropical”, com ventos estimados entre 50 a 80 km/h na litoral do Espírito Santo. O sistema foi oficialmente identificado às 21 horas deste domingo (25).

> Defesa Civil está em alerta máximo para chuvas no ES

Mesmo sobre o mar, a proximidade com o centro de baixa pressão atmosférica associado a Mani estimula a ocorrência de fortes rajadas de vento sobre o Espírito Santo que podem variar de 50 km/h a 80 km/h no decorrer desta segunda-feira (26). Há condições para fortes pancadas de chuva no estado.

Segundo a Marinha do Brasil, é esperado que o ciclone se desloque lentamente para o Leste e Sudeste ao longo do desta segunda e terça-feira, afastando-se da costa. Há previsão de ventos máximos sustentados entre 55 a 74 km/h com rajadas, na área marítima entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Belmonte.

A Marinha frisa que os ventos associados ao ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, com alturas de até 4,5 metros, até a manhã do dia 27 de outubro. Também há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Regência, até a madrugada desta terça-feira (27).

A terça-feira segue com sol entre algumas nuvens pelo estado e são esperadas apenas chuvas rápidas à tarde em trechos das regiões Serrana e proximidades do Caparaó na região Sul. A quarta-feira também será de sol entre nuvens ao longo do dia e a temperatura aumenta em todas as regiões. A partir da tarde são esperadas pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

Confira novas regras para cidades em risco moderado

Dia a dia

“Vamos cumprir o decreto, mas discordamos da decisão”, diz presidente do Sinepe sobre fechamento de escolas

Cult

“O Gambito da Rainha” se torna uma das séries mais vistas da Netflix

Eleições 2020

Serra: Pesquisa aponta Vidigal com 56% e Fábio tem 32%