Chove no Espírito Santo até segunda-feira, diz Incaper - ES360

Chove no Espírito Santo até segunda-feira, diz Incaper

Tempestades, rajadas de vento e descargas elétricas são esperadas nesta quinta-feira em todo o Espírito Santo. Sol volta a aparecer apenas na terça

O tempo permanece instável e chove a qualquer hora do dia, em todo o Espírito Santo, até segunda-feira (22). De acordo com o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), são esperadas tempestades, rajadas de vento e descargas elétricas nesta nesta quinta-feira (18). O sol volta a aparecer, ainda entre nuvens, apenas na próxima semana.

O mau tempo é resultado de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) formada sobre o Sudeste do país. Porém, segundo o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, o padrão de chuvas está dentro do esperado para o período.

“Essa instabilidade é provada pela combinação do calor e da presença de umidade, que acabou resultando na formação de nuvens de tempestade. E essa tendência deve permanecer ao longo do final de semana. Ainda hoje poderemos observar pancadas mais intensas de chuva. Mas a partir de sexta-feira (19) ela perde forças e teremos uma variação entre intensidade e chuva contínua”, explcia Hugo Ramos.

A principal diferença notada pelo meteorologista está ligada a uma inversão do comportamento chuvoso nos dois primeiros meses do ano. “Se levarmos em consideração que o período de chuvas começa em outubro e termina em meados de março e abril, o comportamento está sendo bastante regular. Mas em janeiro, quando são esperadas maiores volumes, tivemos poucas chuvas. quantidade de chuvas. Já em fevereiro, que chove menos, tivemos um registro mais elevado. Não é algo tão comum, mas ainda está dentro do esperado para o período como um todo”.

Confira a previsão completa dos próximos dias

Quinta-feira, dia 18

Áreas de instabilidade associadas ao calor e a umidade provocam pancadas de chuvas a partir da tarde em todo o Espírito Santo. A chuva pode vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento. A temperatura fica entre os 18°C e 30°C.

Sexta-feira, dia 19

a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aumenta as nuvens em todo o Estado e deixa o tempo instável com previsão de chuva ao longo do dia. A temperatura fica entre os 19°C e 35°C.

Sábado, dia 20

Sábado de tempo fechado no Estado com previsão de chuva ao longo do dia. A temperatura diminui em todas as regiões capixabas, com mínimas de 18°C e máximas de 28°C.

Domingo, dia 21

Domingo ainda de muitas nuvens em todas as regiões capixabas com previsão de chuva ao longo do dia.

Segunda-feira, dia 22

Segunda-feira as nuvens começam a diminuir, mas ainda há previsão de chuva ao longo do dia.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES registra 9 óbitos e 1.089 casos de covid-19 em 24h

Dia a dia

hacker preso no ES pela PF paga fiança e é solto

Tec

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência