Chefe do cerimonial do governo é a primeira acima de 90 anos a ser vacinada no ES - ES360

Chefe do cerimonial do governo é a primeira acima de 90 anos a ser vacinada no ES

A previsão, segundo dados do Ministério da Saúde, é que sejam imunizados 18.042 idosos no Espírito Santo com idade de 90 anos ou mais

Chefe do cerimonial do Palácio Anchieta, dona Hilda Cabas, de 92 anos, é imunizada para covid-19. Foto: Hélio Filho/Secom
Chefe do cerimonial do Palácio Anchieta, dona Hilda Cabas, de 92 anos, é imunizada para covid-19. Foto: Hélio Filho/Secom

 

A chefe do cerimonial do Palácio Anchieta e servidora pública há mais de 40 anos, dona Hilda Cabas, de 92 anos, foi a primeira das seis pessoas a ser imunizada durante o evento que deu início à imunização dos idosos acima de 90 anos no Espírito Santo. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (4), às 15 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória.

> Veja como será a vacinação em idosos acima de 90 anos na Grande Vitória

“É um dia feliz e de gratidão. Espero que o governador tenha êxito nessa força de vacinar todos os idosos e livrar o nosso povo dessa pandemia. Meu sentimento hoje é de gratidão e alegria, porque agora tenho uma data certa para voltar a trabalhar. Estava muito ansiosa para tomar a vacina logo, sem medo”, disse, emocionada, Hilda Cabas.

Também foram vacinados o senhor José Fanulfre, de 98 anos e morador de Serra; Francisco de Paula Neto, 90, morador de Cariacica; a senhora Delmira Rosa da Silva Almeida, 90, moradora de Vila Velha; Cirilo Santana, 90, morador de Viana; e Nelson de Oliveira Santos, 90, morador de Vitória.

Imunização dos idosos acima de 90 anos

Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse que os municípios devem começar a vacinar o grupo prioritário a partir desta sexta-feira (5). Para a antecipação, o Estado usou as doses que estavam guardadas para a segunda aplicação dos grupos que já haviam sido imunizados anteriormente. As novas doses irão repor esse quantitativo assim que chegarem. A previsão, segundo dados do Ministério da Saúde, é que sejam imunizados 18.042 idosos no Espírito Santo com idade de 90 anos ou mais.

> Quantas doses de vacina cada cidade vai receber para imunizar idosos no ES

O Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 estabelece que a população idosa acima dos 75 anos não institucionalizada faz parte do grupo prioritário para esta primeira fase da Campanha, entretanto, devido ao quantitativo de doses adquiridas pelo Governo Federal e distribuídas aos Estados, foi necessário realizar o escalonamento por idades, priorizando inicialmente o público de 90 anos ou mais.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, reforçou a importância do início da imunização dos idosos. “A Covid é uma doença infectocontagiosa que tem os idosos, acima dos 60 anos, com 76% de suas vítimas aproximadamente no Espírito Santo. Na faixa etária dos 90 anos, cerca de 34% dos que se infectam podem evoluir à óbito. Mais ou menos em 12 semanas o sistema imune de vocês vai responder para poder protegê-los e terão 100% de eficácia na proteção de casos graves”, observou.

Veja o evento:


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
Dia a dia

ES registra 9 óbitos e 1.089 casos de covid-19 em 24h

Dia a dia

hacker preso no ES pela PF paga fiança e é solto

Tec

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência