Cerveja pode ser salgada? Conheça mais sobre o estilo Gose - ES360

Cerveja pode ser salgada? Conheça mais sobre o estilo Gose

Leve, ácida, refrescante e com adição de sal. Essas são algumas característica do estilo histórico alemão quase extinto depois da Segunda Guerra Mundial, mas voltou a ser produzido em versões mais modernas

Cerveja do estilo Gose é ácida e salgada. Foto: Leticia Orlandi

 

Leve, refrescante, ácida e salgada. Essas são algumas das características da cerveja Gose, considerada um estilo histórico típico do norte da Alemanha, das cidades de Leipzig e Goslar. Essa cerveja chegou a ter a fabricação paralisada após a Segunda Guerra Mundial, mas sua produção foi retomada nos anos 1980.

Nos últimos anos, muitas cervejarias dos Estados Unidos despertaram interesse no estilo e passaram a produzir vários exemplares em versão moderna, movimento que também tem ocorrido no Brasil.

A Gose é uma cerveja clara feita com malte de cevada e trigo, com 4% a 5% de teor alcoólico e quase nenhum amargor. A receita tradicional leva adição de sal e também semente de coentro, mas no Brasil muitas cervejarias estão produzindo cervejas no estilo com adição de fruta que vem inclusive sendo premiadas.

No ano passado, a cerveja no estilo Gose, da Cervejaria Narcose, do Rio Grande do Sul, foi considerada a melhor cerveja entre as 700 amostras de todo o concurso pelos jurados da Copa Cerveja Brasil, premiação que foi realizada em Vitória no ano passado.

Esse estilo é uma ótima opção para quem busca conhecer novos sabores e experiências ao tomar uma cerveja, principalmente com a chegada do calor e do verão, que pede bebidas mais refrescantes. Se você gosta de cerveja Sour não perca a chance de tomar uma Gose.

Confira algumas opções no mercado:

• Framboesinha, da Suricato (foto)
• CDB, da Morada Etílica
• Gose com Caju, da cervejaria capixaba Mula Rouge
• Flip-flops to Heaven, da Cervejaria Narcose
• Oriental, Gose com Shoyu, wasabi e gengibre, da Cervejaria Three Monkeys

Leticia Orlandi é jornalista e entusiasta de cervejas artesanais. Escreve sobre histórias e sabores por trás de cada copo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas