Cerveja em lata ou garrafa, qual a melhor opção? - ES360

Cerveja em lata ou garrafa, qual a melhor opção?

Vale a pena prestar atenção no estilo e no que se espera da cerveja ao escolher o envase. Foto: Leticia Orlandi
Vale a pena prestar atenção no estilo e no que se espera da cerveja ao escolher o envase. Foto: Leticia Orlandi

Você sabia que tem diferença no armazenamento da cerveja em lata ou em garrafa? Muitas marcas de cervejas artesanais têm optado por envasar suas cervejas em latas, principalmente as que não são pasteurizadas, e aproveitado para apostar em belos rótulos.

No caso das cervejas artesanais, alguns pontos precisam ser observados. A lata é vantajosa para preservar o frescor da cerveja, assim como seus aromas, portanto é ideal para armazenar IPAs e variações do estilo, que são melhores apreciadas frescas. No caso das garrafas, apesar da cor âmbar do vidro proteger o líquido, a exposição à luz acaba interferindo nos ingredientes da cerveja e na sua oxidação.

Então, vale prestar atenção no envase se você gosta das mais lupuladas e frescas. Marcas brasileiras que são referência em IPAs, Double IPAs e seus subestilos utilizam mais as latas no envase. Agora, se a cerveja em questão é uma Imperial Stout ou outra Ale mais alcoólica, que tem sabores favorecidos com o tempo e maturação, então a garrafa pode ser a melhor opção.

Leticia Orlandi é jornalista e entusiasta de cervejas artesanais. Escreve sobre histórias e sabores por trás de cada copo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas