Celular na tomada? Conheça os riscos sobre o aquecimento do aparelho - ES360

Celular na tomada? Conheça os riscos sobre o aquecimento do aparelho

Segundo Edgar Monteiro, instrutor e analista de Educação, não é aconselhável utilziar o equipamento enquanto ele estiver recarregando

Dormir com o celular próximo ao corpo e utilizá-lo enquanto carrega já se tornou um hábito comum. Na última semana, uma menina de 14 anos do Cazaquistão morreu ao pegar no sono enquanto escutava música usando fones de ouvido ao mesmo tempo em que o aparelho estava conectado na tomada. Em entrevista à Band News FM ES, o instrutor e analista de Educação do Senai-ES, Edgar Monteiro, alerta para os riscos da má utilização do aparelho.

Podemos utilizar o celular enquanto ele está ligado na tomada? Em quais condições isso pode ser feito?
É importante deixar claro que não é aconselhável fazer uso do celular enquanto ele estiver conectado na tomada. O problema, às vezes, está relacionado ao carregador ou cabo não ser original. Os dispositivos originais, como carregadores, possuem mecanismos de segurança, como por exemplo, sensores que conseguem trabalhar os controladores de corrente elétrica, têm termômetros e dissipadores de calor. Quando o carregador é falsificado, ele não consegue fazer esse processo para garantir a segurança do usuário.

Dormir com o celular na cama ou até mesmo embaixo do travesseiro é muito comum. Tem algum risco? É recomendável?
Muito risco. Como existe o processamento do dispositivo, automaticamente ele vai esquentar. O fato de estar ali em contato com o pano, travesseiro e a coberta, pode fazer com que o calor não dissipe e que ele esquente mais, ocasionando algum acidente.

O ideal é desconectar o carregador quando o aparelho estiver 100% carregado?
Isso é o correto. Chegou a 100%, retira da tomada. Não é bom deixar ali carregando por muito tempo. Até porque toda bateria tem seu ciclo de carregamento. E o fato de deixar muito tempo carregando sem necessidade, pode diminuir o tempo de vida útil da bateria.

Carregar o celular no computador também traz risco de explosão?
Carregar no computador acaba não tendo risco porque o dispositivo em USB, quando não está conectado no próprio carregador, consegue identificar que a bateria está cheia, acionando a funcionalidade de transferência de arquivo. Se o USB for original, não tem problema, também não dá para ficar falando, ou ouvindo música.

E o uso de celular em posto de gasolina?
Também é muito perigoso. Não só o uso do celular, mas é orientado que até desligue o veículo. Hoje em dia, o ideal é que você desligue o carro e não fique falando no celular. Os frentistas, inclusive, já têm a recomendação de pedir que a pessoa se afaste, caso esteja falando ao celular.

Muitos motoristas de aplicativos, por exemplo, deixam os celulares muito próximos do para-brisa do veículo. Qual é o perigo de deixar o aparelho exposto ao sol por muito tempo?
As baterias originais são desenvolvidas para funcionar em até 135ºC, sendo capaz de interromper o fornecimento de corrente elétrica caso esse valor exceda. Mas o excesso de calor e de umidade pode causar problemas. Às vezes, o sol acaba não sendo o único agravante, tem também a própria capa. As capas de modelos similares, não originais ao modelo do celular, podem bloquear as saídas de dissipação de ar do aparelho, fazendo com que ele esquente por estar com a capa.

Com medo de assalto, as pessoas tendem a guardar o celular junto ao corpo, como na cintura. Esse hábito tem riscos?
O calor e a possibilidade de aquecimento podem acontecer com qualquer um, então tem que tomar esse tipo de cuidado. Nesse caso, você também está bloqueando a dissipação do calor, o que faz com que ele esquente muito, e pode fazer com que o celular esquente mais do que devia. Mas existem pesquisas na área reprodutiva, principalmente nos EUA, que fazem uma relação com a infertilidade masculina, porque o fato do homem guardar o celular no bolso e por ficar próximo dos órgãos genitais, pode ter uma relação, que se agrava devido ao superaquecimento.

A pessoa deve desligar o seu celular para carregá-lo?
Se eu quero um carregamento mais rápida, sim. Até porque quando ele está ligado, tem funções que faz com que demore mais para carregar. Mas isso não tem relação com a segurança. O que não é recomendável é carregar com a capinha, por exemplo.

Mais notícias
Dia a dia

Motoboys protestam contra alta da gasolina na Grande Vitória

Política

Governo quer ‘simplificar’ regras trabalhistas

Dinheiro

Dívida pública fecha janeiro com recorde de 89,7% do PIB

Dia a dia

Com ações inclusivas, Maranata leva ensinamentos a pessoas com deficiência