Casagrande se reúne com governadores em Brasília
Entre os assuntos que serão debatidos está a redução do ICMS para os combustíveis. O capixaba defende mobilização do governo federal
O governador do Estado, Renato Casagrande, participa na manhã desta terça-feira (11), em Brasília, do Fórum dos Governadores. Entre os assuntos discutidos está a redução do ICMS sobre os combustíveis por parte dos estados brasileiros. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro disse que zebraria os impostos federais sobre o produto caso os governadores adotassem a mesma medida.
Antes do encontro, Casagrande disse que se o governo federal quiser discutir o tema, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá se reunir com os governadores. “Houve muita provocação nas redes sociais e um debate muito superficial. Esse é um assunto importante que deve ser tratado de forma equilibrada e com muita responsabilidade pelo governo federal”.
Entenda o caso
A discussão sobre a redução dos impostos sobre o valor dos combustíveis começou na noite do último domingo (2), quando o presidente Bolsonaro responsabilizou os governadores pelas reduções dos valores do combustíveis nas refinarias não estarem chegando aos consumidores, visto que os estados “cobram, em média 30% de ICMS, sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor”, segundo escreveu o presidente.
Na segunda-feira (03), governadores e secretários da fazenda reagiram à proposta e assinaram uma carta conjunta dizendo ter interesse em discutir o tema, mas que para isso deveriam ser feitos estudos adequados.