Casagrande atualiza matriz de risco do Espírito Santo - ES360

Casagrande atualiza matriz de risco do Espírito Santo

Governador faz novo pronunciamento nesta quarta-feira (20) para explicar as novas diretrizes da Matriz de Risco

O governador Renato Casagrande faz novo pronunciamento nesta quarta-feira (20) para explicar as novas diretrizes da Matriz de Risco que faz classificação do risco para os municípios. Na nova matriz, que passa a valer a partir de domingo (24), foi incluído o risco extremo. Além disso, o governo definiu que caso a ocupação de leitos de UTI no estado supere 91%, está previsto o lockdown – fechamento das atividades econômicas – nas cidades com risco extremo. Estariam hoje em risco extremo na próxima matriz as cidades da Grande Vitória e ainda Santa Teresa, Afonso Cláudio, Marataízes e Presidente Kennedy.

Acompanhe:

Leitos

O governador disse que até segunda-feira o estado terá no total 1040 leitos exclusivos para atender pacientes com covid-19. Nesta quarta-feira (20) Casagrande visitou o Hospital Vila Velha, onde o estado contratou 190 leitos, sendo 40 para UTI e 150 de enfermaria. “Também estamos ampliando os hospitais públicos para que a gente possa amparar o maior número de leitos”, disse.

Terceira Matriz de Risco

A partir de domingo (24), o estado estabeleceu novas regras para estabelecer a pontuação de cada município do estado. Agora, a coeficiência do município, que era o principal índice, passa a ter 50% de peso para a pontuação. A letalidade passa a entrar na conta, com peso de 20%. O índice de isolamento também representa 20% da nota e o percentual da população acima de 60 vai compor 10% da nota. Dessa forma, os municípios serão separados em risco baixo, moderado, alto e extremo.

Novos municípios com risco alto

Na nova matriz de risco, mais municípios entram em risco alto. Além da Grande Vitória, Presidente Kennedy e Santa Teresa, entram em vermelho Marataízes, Afonso Cláudio e Alfredo Chaves novamente.

Lockdown

Na nova matriz de risco, fica estabelecido ainda que caso o estado chegue a 91% de leitos de UTIs ocupados municípios que tem risco considerado extremo vão ter a suspensão de diversas atividades. Dessa forma, se os leitos subissem para esse patamar de ocupação nesta semana, a Grande Vitória, Fundão, Presidente Kennedy, Marataízes, Afonso Cláudio, Santa Teresa teriam que interromper o funcionamento da atividades econômicas.

Hospital de Campanha

O governador disse que a construção de hospitais de campanha não está fora de cogitação para o governo. Em Colatina, por exemplo, está sendo avaliada a construção. “Mas enquanto pudermos ampliar nossos hospitais e comprar leitos na rede privada vamos continuar fazendo isso, porque os hospitais são estabelecidos e fica mais barato do que montar um hospital e contratar pessoas”, disse.

Shoppings

Previstos para terem a liberação da abertura no próximo domingo (24), os shoppings devem permanecer fechados segundo o governador Renato Casagrande. Segundo ele, durante conversa com a associação dos shoppings, que entregou ao governo um plano para reabertura, foi proposta o funcionamento em dias alternados, como está sendo feito no comércio de rua, o que não teria sido aceito pela entidade. “Não podemos ter funcionamento dos shoppings diferente do comércio de rua porque podemos aumentar a interação e perder o controle”, avaliou Casagrande.

O governo já avaliou o documento enviado pela Associação dos Shoppings, mas Casagrande disse que nos municípios com risco alto, não pode dar um passo mais importante do que foi dado até agora, com a reabertura do comércio de segunda a sexta em dias alternados.


Comentários:

  • Estão contratando os leitos da rede privada, interessante… e quem paga plano de saúde para manter e ter acesso a esses leitos caso precise!?!?!? Vou ficar sem jeito se eu precisar?


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais notícias
País

Deputado Bibo Nunes chama colegas de ‘histéricas’ e recebe críticas da bancada feminina

País

Sem máscaras, Bolsonaro e ministros participam de iniciativa de Natal solidário

Dia a dia

Contrato de 3.500 professores temporários será prorrogado no Espírito Santo

Dia a dia

Vale começa a instalar novos equipamentos para conter pó