Capixaba é eleito mestre de torra de café em Campeonato Nacional - ES360

Capixaba é eleito mestre de torra de café em Campeonato Nacional

"É a segunda vez que participo e este ano eu trouxe o troféu para casa", vibra Jonathan Piazarolo

Jonathan Piazarolo é mestre em torra de café. Foto: Arquivo Pessoal
Jonathan Piazarolo é mestre em torra de café. Foto: Arquivo Pessoal

O Brasil vai ter um representante capixaba no Campeonato Mundial de Torra de Café, que acontece entre os dias 15 e 19 de novembro, em Taiwan. O mestre de torra Jonathan Piazarolo, 38 anos, venceu o Campeonato Nacional, em Curitiba, e a premiação aconteceu no último sábado (7).

O mestre de torra estava entre os 24 selecionados no Brasil. “É a segunda vez que participo do campeonato. Ano passado fiquei em 9º lugar e, desta vez, eu trouxe o prêmio para casa. Estou muito animado para representar o país no mundial”, vibra Piazarolo.

O campeonato nacional, organizado pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), é dividido em três etapas: a primeira é a fase de classificação dos grãos; a segunda é a preparação de um plano de torra baseado em uma prova sensorial e, por fim, é feita a torra do café.

Torrar o café na hora e utilizando o mesmo tipo de grão e equipamentos dos outros competidores foi o desafio que deu a vitória para o capixaba. “É realmente a maior dificuldade, estão todos com o mesmo material, e é nessa hora que mostramos nosso diferencial”.

Trajetória do mestre torrador

Atualmente Jonathan Piazarolo tem uma empresa de torra de café. O capixaba, que mora em Vitória, lembra que a carreira começou cedo, quando ainda tinha 18 anos. Nos últimos 10 anos, o capixaba tem se dedicado a torra de café especial.

Mais notícias
Dia a dia

De cada seis notificações, um resultado é positivo para covid-19 no ES

Dia a dia

Espírito Santo terá muita chuva nos próximos dias; veja a previsão

Dia a dia

Espírito Santo tem 15 mortes pelo coronavírus em 24 horas

Dia a dia

Rio Doce: em cinco anos, apenas 34% das famílias cadastradas receberam indenização