Campeão da Libertadores pegará time da Ásia ou da Tunísia na semifinal do Mundial - ES360

Campeão da Libertadores pegará time da Ásia ou da Tunísia na semifinal do Mundial

Michael Owen, ex-atacante do Liverpool, participou do evento que sorteou as chaves do torneio que será realizado no Catar em dezembro

Campeão da Libertadores pegará time da Ásia ou da Tunísia na semifinal do Mundial
Michael Owen, ex-atacante do Liverpool, participou do evento que sorteou as chaves do torneio que será realizado no Catar em dezembro. Foto: Reprodução/FifaTV

A Fifa realizou nesta segunda-feira, em sua sede em Zurique, na Suíça, o sorteio do Mundial de Clubes deste ano, que será realizado desta vez no Catar – sede da Copa do Mundo de 2022. Nele, ficou definido que o campeão da Copa Libertadores fará a sua estreia, no dia 17 de dezembro, já pelas semifinais, contra o vencedor do duelo de quartas de final entre o tunisiano Espérance, vencedor da Liga dos Campeões da África, e o representante da Liga dos Campeões da Ásia.

A luta pelo título da Libertadores já está nas semifinais. Em outubro, de um lado da chave estão dois clubes brasileiros, Flamengo e Grêmio, que duelarão nos dias 2 (em Porto Alegre) e 23 (no Rio de Janeiro). Do outro estão os grandes rivais argentinos River Plate e Boca Juniors, que reeditarão a polêmica final do ano passado, vencida pelo River em uma partida em campo neutro, o estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha. A decisão desta temporada será em jogo único, no dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile.

Um dos possíveis rivais do campeão da Libertadores teve o seu título continental confirmado apenas nesta segunda-feira. O Comitê de Apelações da Confederação Africana de Futebol (CAF, na sigla em francês) negou a apelação do Wydad Casablanca, do Marrocos, que pedia a realização de uma nova final contra o Espérance. No jogo decisivo, disputado no dia 31 de maio, em Túnis, os jogadores do time marroquino abandonaram o campo quando perdiam por 1 a 0 e tiveram um gol anulado por impedimento, em sinal de protesto pelo não funcionamento do árbitro de vídeo (VAR).

Já no caminho do Liverpool, o campeão da Liga dos Campeões da Europa, que fará a sua estreia no dia 18 de dezembro, pode aparecer o Al Sadd, representante do país-sede que tem como técnico o ex-meia espanhol Xavi Hernández, ou o Hienghène Sports, da Nova Caledônia, campeão da Oceania, que se enfrentam na primeira fase – no dia 11 -, ou o Monterrey, do México, campeão da Concacaf, que estreia na segunda fase.

Para este Mundial, a Fifa e o Comitê Organizador ainda não divulgaram quais estádios serão utilizados. A decisão pelo terceiro lugar e a grande final serão disputadas no dia 21 de dezembro.

Confira a tabela do Mundial de Clubes da Fifa:

11/12 (quarta-feira)
Jogo 1: Al Sadd (Catar) x Hienghène Sport (Nova Caledônia)

14/12 (sábado)
Jogo 2: Monterrey (México) x Vencedor do jogo 1
Jogo 3: Campeão da Ásia x Espérance (Tunísia)

17/12 (terça-feira)
Disputa de quinto lugar (jogo 4): perdedor do jogo 2 x perdedor do jogo 3
Semifinal (jogo 5): campeão da Copa Libertadores x vencedor do jogo 3

18/12 (quarta-feira)
Semifinal (jogo 6): vencedor do jogo 2 x Liverpool (Inglaterra)

21/12 (sábado)
Disputa de terceiro lugar (jogo 7): perdedor jogo 5 x perdedor do jogo 6
Final (jogo 8): Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6

Estadão Conteúdo

Mais notícias
Tec

Amazonia 1 chega à órbita com sucesso e inicia transmissão

Dia a dia

Saiba como agendar a vacina contra covid no Espírito Santo

País

Média móvel de mortes por covid bate recorde e chega a 1.180

Dinheiro

Único apostador da Mega-Sena leva prêmio de 49 milhões