Campanha de vereador: o plano de proposta - ES360

Campanha de vereador: o plano de proposta

Nesta semana, Darlan Campos, diretor executivo da República Marketing Político, fala sobre os planos de proposta de um vereador.

A campanha tem seus próprios desafios: recursos limitados, muitos candidatos no mesmo reduto, equipe de trabalho reduzida, entre outros

Mas há uma aspecto fundamental que toda a campanha de vereador precisa estar atento que é a construção do Plano de Proposta.

O plano de proposta

Os candidatos proporcionais não tem obrigação legal de apresentar propostas, logo no registro da candidatura. Essa é uma prerrogativa apenas dos candidatos majoritários.

Todavia, isso não quer dizer que o plano de propostas do candidato a vereador é irrelevante, longe disso.

É importante que o vereador se conecte com sua base eleitoral e canalize as demandas do seu segmento/região, construindo uma relação de confiança e representação.

A campanha de vereador: o caminho da vitória

Um elemento chave na construção de uma candidatura sólida é compreender o que o eleitor que você quer ou deseja.

Quais são as necessidades da sua comunidade ou segmento? Quais as demandas urgentes? Quem tentou representá-las no curto prazo e não conseguiu entregar resultado? E a pergunta mais importante: COMO você pode resolver essa dor da população se for eleito.

Depois de entender O QUE o eleitor quer, é essencial transformar isso em COMO fazer ou colocar em prática o sonho antigo da comunidade.

Pandemia e campanha de vereador

O cenário de pandemia e crise econômica que se aproxima fará do eleitor mais atento ao COMO você vai realizar a promessa.

Nessas eleições, promessas vazias ou planos mirabolantes tendem a ter baixa efetividade. O eleitor sabe que tem uma cirse econômica batendo na porta, que vai ter queda de arrecadação, mesmo que de forma inconsciente.

Cuidado com o discurso generalista e fora da realidade.

Ouça o episódio do podcast República Cast sobre “A campanha de vereador: o plano de proposta”:

Darlan Campos é Consultor em Marketing Político, professor, escritor e membro fundador do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica, Diretor executivo da República Marketing Político (http://republicamarketingpolitico.com.br/). Autor de dois livros sobre a temática: ‘Nas ruas e nas redes – estratégias de marketing político’, publicado pela editora Soares/SP, lançado em 2017, e 'Marketing Político - construção de candidaturas vitpriosas', editora Lexia/SP. Atua como consultor em Marketing Político com foco em campanhas eleitorais, mandatos parlamentares ou gestão e estratégia de comunicação política em estados e municípios. Tem experiência em: marketing político e público, marketing político digital administração de crise, planejamento de comunicação, e em estratégia para mobilização de causas.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.


Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Colunas